Pular para o conteúdo

Os 7 Melhores Programas Para Comprimir um Vídeo AVI

O formato AVI é um dos mais antigos formatos de vídeo existentes, ou seja, um dos formatos garantidos de funcionar em praticamente qualquer dispositivo. Criado pela Microsoft, a sigla significa Audio Video Interleave, e é a combinação de um áudio em MP3 com um vídeo em DivX ou XviD.

Essa junção cria uma experiência de alta qualidade para o espectador, mas há um certo porém: arquivos de vídeo AVI normalmente ocupam um grande espaço no dispositivo em que estão armazenados. Além disso, você pode encontrar problemas ao tentar subir o vídeo em algum site, tanto pela demora ao realizar o upload, quanto por restrições e limites de tamanho.

Dessa forma, antes de publicá-lo, colocá-lo em um pen-drive ou em um DVD, talvez seja uma boa ideia comprimir o vídeo antes.

Imagem por Superinteressante.

Mas afinal, o que é essa tal compressão? Comprimir um arquivo significa diminuir o seu tamanho em megabytes ou gigabytes, sem realizar cortes, diminuir o conteúdo ou danificar a sua qualidade.

A nossa equipe testou e aprovou 7 programas capazes de comprimir um vídeo AVI sem alterar seu conteúdo, e de maneira fácil, até para os usuários mais leigos.

1. Movavi Video Converter

Em primeiro lugar temos o Movavi Video Converter. A companhia Movavi já é um grande nome no mercado de editores de vídeo,  apresentando programas completos e inovadores desde 2004. Além da compressão, com este software você também pode editar, adicionar legendas e converter seu vídeo para mais de 180 formatos.

Ele possui uma interface fácil de usar e, ao mesmo tempo, completa – agradando tanto os usuários novatos quanto os mais avançados. É possível realizar a compressão e outras edições em poucos minutos, graças às várias ferramentas para facilitar o processo de editar.

Imagem de Movavi,

Para realizar a compressão é bem simples: primeiro, basta arrastar os arquivos da pasta para o Movavi; então, basta selecionar qual tamanho você quer que o arquivo tenha. Depois disso, é só salvar. Mais simples, impossível.

Clique neste link para baixar a versão gratuita ou adquirir uma licença do produto:

https://www.movavi.com/pt/videoconverter/

2. Winx DVD

O Winx DVD Ripper é um programa que foi criado, inicialmente, para importar arquivos de um DVD para o computador, sendo capaz de fazer isso em apenas 5 minutos.

No entanto, conforme os CDs e DVDs foram caindo em desuso, o programa se adaptou e passou a oferecer outras ferramentas, como, por exemplo, converter arquivos para outro formato, e comprimir vídeos.

Para isso, basta abrir o vídeo no programa, selecionar o formato de saída desejado, e, então, ajustar algumas configurações de compressão, como, por exemplo, a resolução da tela, o volume, etc. Feito isso, basta apertar OK e aguardar. O software garante um arquivo até 80% menor do que o original, e 98% da qualidade original, tendo poucas perdas.

3. Echoshare

O Echoshare é um conversor de vídeo e de áudio focado na rapidez do processo. Além de comprimir o vídeo, ele tem capacidade para converter o arquivo para mais de 1.000 formatos diferentes – com cerca de 300 opções específicas para celulares iPhone, Android e tablets.

Disponível somente para Windows e Mac, o Echoshare também oferece um software de edição de vídeo e de áudio embutido que permite realizar diversas alterações, como efeitos de luz e cor, trilha sonora e até mesmo legendas.

Além disso, antes de salvar o seu vídeo comprimido, o software oferece a opção de visualizar antes de salvar: assim, caso a compressão tenha danificado a qualidade do seu vídeo ou cortado fora alguma parte importante, você pode identificar o erro e corrigi-lo antes de salvar.

4. Fastreel Video Compressor

O Fastreel Video Compressor é outro software da companhia Movavi, mas, diferente de seu irmão Video Converter e das outras duas opções mostradas até agora, essa ferramenta de compressão está disponível inteiramente online, ou seja,  não é preciso baixar nada.

Imagem de Redação

Para comprimir é super fácil e rápido: basta clicar no botão “+ Seu Arquivo” e selecionar o vídeo desejado; além do AVI, ele também suporta arquivos no formato MP4, MOV, MKV e WMV. Por ser uma ferramenta online, o vídeo precisa ter, no máximo, 500 MB – para arquivos maiores, recomendamos o download do Movavi Video Converter.

Depois de carregar seu vídeo, basta selecionar o nível de compactação desejado, variando entre suave, médio e forte. Então, clique em “continuar” e aguarde até que esteja totalmente carregado. Uma opção rápida, fácil e de qualidade para aqueles que estão com pressa!

5. Youcompress

Semelhante ao Fastreel, o Youcompress também é um programa disponível sem a necessidade de fazer um download. Além da rapidez e praticidade, o foco deste aqui é a privacidade do usuário: todos os vídeos são criptografados, e excluídos do servidor do site após algumas horas.

É outra ferramenta simples para quem quer resultados rápidos e eficientes. É uma boa escolha para quem não tem muita experiência neste campo, já que procura manter a qualidade original do vídeo, e aplica automaticamente as melhores configurações de compressão para o seu arquivo.

Além de comprimir vídeos, o site oferece suporte para mais de 15 formatos de arquivos variados, como músicas, imagens, documentos e etc. No entanto, assim como a opção acima, ele também estabelece alguns limites de tamanho para cada arquivo, e não possui suporte para tantos formatos de vídeo quanto o anterior.

Imagem de Redação.

 

6. Apowersoft Online Video Compressor

O compressor de vídeo online da Apowersoft é outro site que realiza a compressão de vídeos sem precisar baixar nenhum programa externo. O diferencial deste aqui, em comparação com os últimos dois apresentados, é a maior gama de formatos de vídeo suportados, ultrapassando 10 opções diferentes.

Além disso, ele não possui limite de tamanho de arquivo e é otimizado para não causar lentidão no computador enquanto realiza a compressão. Ele também possui uma versão mais completa disponível para download, igualmente gratuita e otimizada.

7. FoneLab

Por último, temos o FoneLab Video Converter Ultimate, um software extremamente completo, destinado aos veteranos e profissionais da edição de vídeo. Além de comprimir vídeos, ele oferece outras inúmeras opções de produção e edição de vídeo.

É possível comprimir e converter arquivos de áudio e vídeo, melhorar a qualidade de imagem, criar GIFs, videoclipes, editar músicas, áudio e muito mais! Apesar de incluir todas essas ferramentas, é um programa extremamente suave que deve funcionar em qualquer computador.

Ele está disponível na sua versão licenciada, e também numa versão gratuita para teste. Oferece suporte para inúmeros formatos de arquivo, e praticamente tudo o que se precisa para editar e produzir um vídeo, embora a interface não seja tão intuitiva, sendo este um programa mais focado em experts da edição.

Estes foram os 7 melhores programas para comprimir um vídeo AVI. Note que todos eles possuem uma versão gratuita disponível, e, em alguns casos, você nem precisa baixar nada.

Entre essas opções, temos certeza de que você vai acabar encontrando o programa ideal para comprimir ou editar seu vídeo. Não esqueça de deixar um comentário nos dizendo qual escolheu, e a sua opinião!