Pular para o conteúdo
Início » Reprovação no vestibular não deve ser encarada como derrota, afirma especialista

Reprovação no vestibular não deve ser encarada como derrota, afirma especialista

É preciso alinhas corpo, mente e estudos para bom desempenho no vestibular, segundo psicóloga/DIVULGAÇÃO

A seleção para ingressar no ensino superior é apertada e o número de aprovados é sempre menor do que o de concorrentes, o que inflama a ansiedade de candidatos e traz o sentimento de decepção em vestibulandos que não conseguem passar na prova. A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Mirthis Czubka de Abreu, afirma que, caso não seja classificado, o estudante deve focar em pontos positivos da experiência.

“A frustração é comum, mas é necessário entender que nem sempre as coisas acontecem da forma que esperamos e reconhecer isso faz parte do amadurecimento do aluno e da caminhada para vida adulta”, ressalta a psicóloga. Segundo a docente, é comum não ser classificado nas primeiras tentativas. “É importante manter a determinação para tentar mais uma vez e jamais duvidar da própria capacidade intelectual”, acredita.

A professora explica que é preciso fazer uma gestão de expectativas e identificar quais são os fatores externos que podem interferir no resultado. “Cada indivíduo carrega pesos particulares na hora da prova, mas algumas variáveis desse processo estão fora do nosso controle, como a época do ano com alta concorrência, o perfil da faculdade e até mesmo imprevistos no dia do exame”, pontua.

Em caso de reprovação, a psicóloga recomenda uma autoavaliação para refletir sobre a organização e rotina do último ano e indica: antes de se preparar em busca de um bom desempenho, é importante que haja equilíbrio entre os estudos e os cuidados com a saúde emocional e com a saúde física. “Esses três pontos estão interligados e precisam estar em harmonia para que tudo ocorra bem”, afirma Mirthis.

De acordo com a coordenadora, ajuda profissional é necessária quando o candidato apresenta dificuldades para lidar com a situação e demonstra um profundo estado de desmotivação e ansiedade, mas é importante entender os motivos da desclassificação para se aproximar dos objetivos. “Devemos nos lembrar que o primeiro passo para resolver qualquer problema é reconhecer quais foram nossos seus erros e dificuldades, para assim tentar fazer diferente”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.