Pular para o conteúdo

Com aumento nos preços, permutas são opções para adquirir materiais escolares

As contas de início de ano sempre assustam e tiram o sono dos brasileiros. IPTU, IPVA e matrícula escolar estão entre os vilões do mês de janeiro. Porém, outro que sempre marca presença são os materiais escolares, que, neste ano, podem ter aumento de até 30%, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE). Entre os motivos da variação estão a alta do dólar, o encarecimento do papel e do plástico, que são importados, e aumento de custos e até o frete.

Para driblar esses aumentos e economizar no início do ano, as permutas multilaterais podem ser alternativas para os consumidores que querem adquirir algum produto sem gastar em reais. A plataforma XporY.com conta com opções de livrarias e materiais escolares disponíveis para troca entre os membros.

O empresário Anderson Ribeiro de Amorim, pai de dois filhos, de 3 e 13 anos, aproveitou a possibilidade de fazer as compras de materiais escolares por meio da plataforma para economizar. “Neste início de ano, há inúmeras despesas e a chance de comprar por meio de permutas é favorável e se torna um diferencial”, destaca. “No comércio, tudo teve reajuste e ficou mais caro, inclusive os materiais escolares. A permuta é uma possibilidade de economia neste momento”, completa o administrador de empresas que participa da plataforma ofertando produtos de panificação, como vouchers de compras e kit de festas com salgados e tortas.

Como tem filhos com diferença de 10 anos de idade, as listas dos materiais escolares foram bem diversificadas. Para a criança mais nova, foram pedidos produtos como massinhas e lápis de cor. Já para o filho mais velho, cadernos, canetas e lapiseiras fizeram parte dos pedidos para este ano. “Comprei a totalidade dos materiais necessários por meio da plataforma e fui atendido da mesma forma como se estivesse comprando em reais”, destaca Anderson.

Com as permutas multilaterais, uma pessoa pode disponibilizar para venda um produto ou serviço na plataforma digital. Depois da transação, o permutante faz o pagamento em créditos em uma moeda virtual, chamada X$, que permite a aquisição de qualquer outra oferta disponível na plataforma. Os membros não pagam para se cadastrar na rede, nem há custo mensal de manutenção e nem comissão sobre as vendas em X$. Somente na hora de consumir que se paga uma taxa administrativa de 10% sobre o valor da compra.

Conheça algumas ofertas disponíveis para permutas na plataforma da XporY.com:

Cadernos

Cadernos são itens certos em toda volta às aulas. O Comercial Forte Papelaria apresenta uma variedade de cadernos universitários com valores entre X$ 16 e X$ 48,50. Também há opções de cadernos inteligentes a partir de X$ 70. Os produtos estão disponíveis na loja física da XporY.com, no Setor Marista, em Goiânia.

Materiais escolares

Outros materiais indispensáveis para os estudos, como canetas esferográficas, giz de cera e borrachas podem ser encontradas na plataforma por meio de oferta da loja Mil Coisas. As ofertas, que estão disponíveis para retirada na loja física da XporY.com, estão com valores a partir de X$ 2. A loja também oferece algumas variedades de cadernos a partir de X$ 12.

Mochila e estojo

Para levar todos esses materiais, os estudantes precisam de mochilas e estojos. A loja Petit Luí, por meio da plataforma, oferece mochilas e mochiletes com valores que variam de X$ 105 a X$ 161. Também é possível encontrar estojos de modelos variados a partir de X$ 21. Em tempo de pandemia, os estudantes não podem compartilhar bebedouros. A loja oferece opções de garrafas de plástico e alumínio. Todas as ofertas estão disponíveis na loja física da XporY.com, na capital goiana.

Para conhecer mais ofertas disponíveis na plataforma, acesse www.xpory.com.