Pular para o conteúdo

Técnicos portugueses vão continuar provando seu valor?

Desde a chegada de sucesso de Jorge Jesus, no Flamengo, que a “febre” de técnicos portugueses surgiu um pouco no futebol brasileiro. Após alguns investimentos relativamente falhados, como forma Jesualdo Ferreira ou até mesmo Sá Pinto, a verdade é que, nos últimos anos, ficou provado que Jorge Jesus não foi somente um fenômeno isolado, uma vez que os técnicos portugueses, sobretudo no futebol brasileiro, estão demonstrando resultados de qualidade inegável. 

torcedores do flamengo

Os times dos técnicos portugueses estão tão bem montados que, mesmo para o início dessa temporada, na Sportingbet, já é possível assistir a um claro padrão: os times liderados por portugueses são dos principais favoritos à vitória final do Brasileirão Série A. Mas será que esse estado de graça será para continuar por muito mais tempo? 

A verdade é que a entrada de Paulo Sousa no Flamengo entra um pouco na lógica do que o Flamengo fez com Jorge Jesus, mas será que o segredo será somente em contratar técnicos portugueses que já tenham demonstrado algum valor? Essa nova temporada, com certeza, irá ajudar a retirar muitas dessas mais recentes dúvidas. 

Em anos, Jesus e Abel Ferreira foram colocados no topo 

Quer seja coincidência ou não, a verdade é que as últimas três Copa Libertadoras consecutivas tiveram um denominador comum: foram técnicos portugueses que as conquistaram. Desse jeito, o que se poderá concluir é que o técnico português, quer seja pela sua rotina de trabalho, novas ideias táticas ou até mesmo forma de comunicar, está conseguindo casar quase na perfeição com as exigências do futebol brasileiro. 

Prova disso mesmo é que Jorge Jesus e Abel Ferreira, em poucos meses, tinham conseguido colocar seus respetivos times jogando muito melhor e de um jeito muito mais dominador e com pressão elevada. Rapidamente esse trabalho acabou dando resultados evidentes dentro do gramado, elevando ainda mais a demanda por técnicos portugueses para os principais times brasileiros.

Para que se tenha uma ideia, até que o Flamengo tenha decidido avançar por Paulo Sousa (novo técnico do Fla), os rumores garantem que o Presidente do time foi jantar e até sondou pelo menos outros dois técnicos portugueses antes: Jorge Jesus e Carlos Carvalhal. Após duas temporadas menos proveitosas, parece claro que a intenção do Fla é poder contar com a cultura futebolística de um técnico português, após o sucesso de Jesus.

O que se pode esperar desse novo Fla de Paulo Sousa?

O que parece ser evidente é que, apesar de compartilharem a mesma nacionalidade, o estilo e jeito de trabalhar de Paulo Sousa é totalmente diferente de Jorge Jesus. Desse modo, os torcedores do Fla também estão naturalmente de pé atrás para perceberem como esse novo técnico, que até estava em um desafio de seleções por muito tempo, irá conseguir reagir às enormes exigências do futebol brasileiro, que apresenta um ritmo frenético.

É importante salientar que o Fla costuma jogar a cada três dias, tendo a obrigação de ganhar praticamente todos os jogos que está jogando. Restará, portanto, entender se Paulo Sousa foi a escolha mais acertada, até porque o técnico português, ao contrário de Jorge Jesus, esteve os últimos anos comandando uma seleção polaca, que jogava de dois em dois meses.