Pular para o conteúdo

Novidades digitais para 2022

De tempos em tempos, surgem algumas siglas no dicionário tecnológico que se tornam comuns em nosso vocabulário. Foi assim com o advento da internet, com o WWW, com as comunicações instantâneas, como MSN e ICQ, e agora a sigla da vez é NFT.

Para quem não conhece, a sigla diz respeito a um token não fungível (em inglês: non-fungible token, NFT). Isso quer dizer que é um tipo especial de token criptográfico que representa algo único. Diferentemente das criptomoedas como o Bitcoin e de vários outros tokens utilitários, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis  Um item tangível, como o dinheiro, pode ser trocado por outro. Uma cédula de Real pode ser substituída, desde que de mesmo valor. Já os itens infungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos, etc. Ou seja, o NFT vai se tornar algo cada vez mais comum, e muita gente vai poder ganhar dinheiro com isso.,

Segundo o especialista em programação web, Bendev Junior, a tecnologia NFT vem trazendo muitas novidades tanto como investimento como quanto curiosidades de pessoas de fora “Quando me perguntam o que eu acho dessa novidade, eu sempre digo que é uma coisa muito simples de responder. Há alguns anos, por exemplo, se alguém dissesse que seria possível fazer transações bancárias por um telefone celular, eu diria que isso é algo impossível. E hoje até o próprio aparelho já pode ser habilitado para substituir o cartão físico. Quando foi criado o bitcoin, muitas pessoas não acreditavam que ele seria algo positivo, e hoje essa moeda digital vale quase meio bilhão de reais. O que revela que estamos diante de muitos horizontes prontos a serem explorados”.

Assim como o NFT tem deixado muita gente milionário, a tecnologia veio para trazer uma nova forma de comunicar. Segundo Bendev, a sociedade neste início de terceira década do século XXI irá se familiarizar com outros nomes, como o metaverso. “O Facebook também mudou de nome, justamente já visando essas ferramentas que estão se tornando cada vez mais comuns. Agora será possível aproveitar as criptomoedas e enriquecer com elas. Você poderá criar na web um novo mundo e ganhar seu sustento da vida real com essas tecnologias”, acrescenta o programador.

E a tendência é viver em um mundo cada vez mais digital, reforça Bendev. “Não vai demorar muito e todas as transações financeiras serão tecnológicas. Não veremos mais o dinheiro em formato de cédulas, como já estamos acostumados. A tendência é que tudo se transforme e esta modalidade cada vez mais perca a utilidade”.

“Se até poucos anos não imaginávamos que seria possível conversar de forma instantânea com pessoas em outros países, e hoje isso é algo que já faz parte do cotidiano, podemos deixar claro que a tecnologia não para, e vai trazer muitas novidades. O metaverso já é algo real, e por isso em breve você já estará integrado a este mundo, ainda repleto de novidades a serem exploradas”, completa Bendev.