Pular para o conteúdo

Especialistas dão dicas de boas práticas para retorno mais seguro às aulas presenciais 

Profissionais de facilities e nutrição da Sodexo On-site Brasil falam sobre  medidas de saúde e segurança para apoiar escolas, pais e alunos na retomada  

Com o avanço da possibilidade de vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, logo no início do ano, o retorno às aulas presenciais do ensino básico e fundamental em todo o País caminha para acontecer de forma mais integral e sustentável do que em 2021, momento em que muitas escolas ainda adotaram o modelo híbrido de estudos.

Nesse cenário, surge a preocupação de pais, responsáveis e colaboradores das instituições sobre como as escolas atuarão para prevenir a contaminação pela Covid-19, suas variantes e outras ameaças respiratórias como a gripe causada pelo vírus Influenza (H3N2). Pensando nisso, a Sodexo On-site Brasil, que oferece serviços de alimentação e facilities incluindo instituições de ensino, reuniu seus especialistas e elaborou um guia de boas práticas para ajudar a proporcionar um retorno mais seguro tanto para alunos como para funcionários.

O guia sugere medidas de higiene e alimentação concebidas por especialistas em saúde e nutrição da empresa levando em conta todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades competentes para mitigar a transmissão do vírus, contribuindo para uma rotina mais segura nas instituições.

“Estamos em um momento de transição desafiador, que trará aprendizados importantes à sociedade e que irão mudar a forma como muitas coisas eram feitas. Nossa intenção e esforços estão concentrados em usar a nossa expertise para trazer soluções que minimizem os riscos no ambiente escolar, proporcionando mais segurança e conforto a todos”, afirma Sergio Caires, Diretor Comercial e Operações de Educação da Sodexo On-site Brasil.

A principal e mais importante ação é a de conscientizar as pessoas, por isso as equipes que atendem às instituições de ensino com os serviços de alimentação e facilities passam por treinamentos constantes que reforçam os procedimentos de saúde e segurança. Nesses treinamentos, as equipes são orientadas tanto de forma teórica como de forma prática, na aplicação das diversas medidas que são planejadas de acordo com a realidade de cada instituição.

As orientações ainda incluem desde cuidados durante o deslocamento dos colaboradores, passando por medidas de prevenção e uso dos espaços com mais segurança, até direcionamentos sobre a oferta de um cardápio com alimentos que atendam às necessidades nutricionais e ao mesmo tempo em que contribuam com a imunidade das crianças. Acompanhe as medidas abaixo:

Preparação do ambiente 

Para manter um ambiente seguro, a recomendação é aumentar a frequência de limpeza de superfícies de maior contato, como maçanetas, interruptores, acionadores de descarga, torneiras, dispensers, lavatórios, pias, bancadas e corrimões, bebedouros, purificadores, geladeiras, máquinas de café e máquinas de snacks. Além disso, alunos e funcionários devem ser orientados para o uso de copos e canecas individuais em bebedouros, evitando encostá-los no bocal de saída.

Outra recomendação é retirar cortinas e persianas para facilitar a entrada de luz nos ambientes e a limpeza do local,  bem como manter os espaços arejados, mantendo janelas e portas abertas pelo maior tempo possível. A periodicidade de limpeza de filtros de ar-condicionado, incluindo a parte externa do aparelho e a bandeja de drenagem, também devem ser revistas reduzindo o tempo entre uma inspeção e outra. Já para as salas que possuem ventiladores de teto ou de parede, o direcionamento da ventilação deve ser sempre para o teto, nunca para as pessoas.

Também é fundamental ter à disposição de todos os frequentadores, álcool em gel 70%, distribuídos em diversos pontos dos edifícios, principalmente nos corredores e próximo aos locais de entrada e saída de salas, banheiros, prédios e quadras.

Alimentação  

É muito importante preparar um cardápio variado com alimentos que atendam às necessidades nutricionais e que, ao mesmo tempo, possam ajudar na imunidade das crianças. Nutricionistas da Sodexo On-site Brasil recomendam que o almoço tenha oferta de folhas, legumes, grãos, proteína e carboidratos, de acordo com a tabela nutricional adequada a cada faixa etária. Além disso, frutas devem ser consumidas todos os dias e os doces limitados, de preferência, a uma vez por semana. Sucos devem ser naturais ou de polpa, preferencialmente sem açúcar.

O momento de servir os alunos também deve receber atenção. Todos os colaboradores devem utilizar máscaras e luvas e os estudantes devem higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, usar máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, retirando-as apenas na hora de comer. Neste momento, deve-se evitar conversas para que não haja circulação de gotículas de saliva. Crianças de até 2 anos, por recomendação pediátrica, estão dispensadas do uso de máscaras por conta do risco de sufocamento. Nesses casos, cada escola deve seguir as orientações do seu município ou estado.

Saladas, sobremesas e bebidas servidas no restaurante tem como recomendação já estarem preparadas e embaladas individualmente, no buffet frio. Já no buffet quente, devem ser montadas as marmitas para que o aluno pegue seu prato já pronto e leve para a mesa.

Um colaborador deve estar sempre presente, devidamente paramentado, para fazer a reposição dos itens e orientar os estudantes sobre dois pontos importantes: para evitar falar enquanto se servem e pegar somente o que irão consumir.

Deve-se também ter atenção ao distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos bem como o espaçamento entre os colaboradores da cozinha, restaurantes e lanchonetes.

Agindo em conjunto, de forma consciente, organizada e sincronizada, colaboradores e alunos estarão protegidos e contribuindo para evitar a disseminação do vírus e promover o bem-estar de todos.

Sobre a Sodexo On-site Brasil 

Com 55 anos de expertise em todo o mundo – mais de 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o País. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória da Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.