Pular para o conteúdo

Três dicas da IBM para as pessoas no Dia da Internet Segura

Em um mundo que se torna cada vez mais híbrido, misturando o físico e o digital, os usuários ficam mais expostos aos cibercriminosos. Aqui estão algumas recomendações para que as pessoas aproveitem todas as oportunidades no mundo digital sem serem expostas

Ao longo dos anos, a tecnologia possibilitou mudanças disruptivas na vida das pessoas, proporcionando múltiplos benefícios, desde a possibilidade de interagir socialmente de forma remota, até a facilidade de acessar rapidamente informações de todos os tipos. Agora, mais do que nunca, o mundo não tem fronteiras e a vida cotidiana é tão interconectada que é até possível saber os passos caminhados em um dia com um relógio digital. Como os benefícios da tecnologia e sua evolução acelerada alcançaram diferentes tipos de pessoas, os cibercriminosos também tiram proveito desse cenário.

No Dia da Internet Segura é essencial conhecer alguns dos vetores de ataque usados por cibercriminosos, porque a informação é poder e nós, os usuários, devemos aproveitá-la para navegar de forma mais segura.

Conheça algumas recomendações da IBM:

Credenciais de acesso: a chave para ataques futuros

O aumento da quantidade de contas digitais levou a um comportamento de segurança mais relaxado. Por exemplo, no Brasil, 82% das pessoas reutilizam suas credenciais em múltiplos espaços digitais, como e-mail, plataformas de mídias sociais, banco online, compras, entre outros. Isso significa que muitas das contas que uma pessoa possui provavelmente reutilizam combinações de e-mail e senha que podem já ter sido expostas por meio de violações de dados, podendo ser usadas por cibercriminosos para realizar outros ataques no futuro.

O que fazer se você reutilizou credenciais?

É impossível memorizar todas as credenciais de acesso, portanto use um gerenciador de senhas para evitar repeti-las. O administrador gera senhas seguras e permite que você armazene informações de cada website em que tem uma conta. Além disso, você pode adicionar uma segunda camada de segurança como a Autenticação Multifator (MFA) para manter o controle de acesso.

Phishing: a curiosidade é o inimigo do gato

Equipes de segurança como o IBM X-Force identificam milhões de modelos de spam diariamente, através dos quais ataques de phishing podem ser realizados. Na verdade, esses tipos de ataques cibernéticos se tornaram populares para roubar informações pessoais ou para instalar software malicioso em dispositivos conectados à internet, basta clicar em um link em um e-mail. Quando instalamos software malicioso por engano, damos o acesso dos nossos dispositivos aos atacantes.

Como saber se você recebeu um ataque de phishing?

Se em sua caixa de entrada de e-mail há uma mensagem que parece suspeita, pode ser uma fraude e se é bom demais para ser verdade, provavelmente não é. Então, antes de clicar em qualquer link ou abrir anexos, pergunte a si mesmo: será que o remetente realmente precisaria me solicitar ou enviar essas informações? Se você não tiver certeza, ligue para o remetente diretamente para verificar a solicitação.

Impessoalidade: nem tudo o que brilha é ouro

Os cibercriminosos optam por fazer-se passar por marcas em que as pessoas frequentemente confiam. No ano passado, particularmente, uma das marcas mais influentes do mundo, a Adidas, atraiu cibercriminosos para aproveitar a demanda por tênis, levando as pessoas a páginas da web maliciosas que simulavam ser legítimas. Uma vez visitadas, os cibercriminosos tentavam induzir pagamentos online falsos, roubar informações financeiras de usuários, coletar suas credenciais ou infectar os dispositivos das vítimas com malware.

Como se cuidar das fraudes de internet?

Não confie nas ofertas que você recebe por e-mail, visite diretamente as páginas web das marcas para validá-las. Isso também inclui códigos de desconto. Além disso, sempre examine as URLs ou links das lojas, porque marcas de renome têm websites simples e claros. Lembre-se: nunca armazene suas informações de cartão de crédito em sites de compras ou em navegadores web.

Estar ciente dos benefícios e também dos desafios na era digital é fundamental para nos levar a agir de uma forma que nos permita estar mais protegidos e trabalhar por um espaço seguro para futuros navegadores da internet. Estamos juntos por uma internet melhor.