Pular para o conteúdo

Guaíra vacinou apenas 64% das crianças de 5 a 11 anos contra Covid

De um público estimado em 3.511 crianças, na faixa etária de 5 a 11 anos de idade, foram aplicadas, até a manhã de quarta-feira, dia 9, apenas 2.272 doses do imunizante contra a covid-19

A vacinação contra a Covid-19 continua em todas USFs – Unidades de Saúde da Família – de Guaíra. No momento com enfoque para as crianças de 5 a 11 anos e a dose de reforço para adolescentes e adultos. No entanto, com a densa disseminação da variante Omicron, e dezenas de casos da Covid sendo confirmados todos os dias na rede SUS, mais do que nunca os adultos que não tomaram a 1ª e 2ª doses têm tomar os imunizantes.

Atualmente de um público estimado de 3.511 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos de idade, foram aplicadas, até a manhã de quarta-feira, dia 9, apenas 2.272 doses do imunizante contra a Covid, perfazendo uma baixa cobertura vacinal, 64,71%.

VACINA SALVA

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, centro de referência nacional em tratamento de doenças infecciosas, realizou levantamento e o resultado foi que 82% das pessoas que faleceram em decorrência da Covid-19, naquele hospital, nos últimos três meses, não haviam completado o esquema vacinal contra o Coronavírus.

O hospital, da rede SUS do Estado de São Paulo, divulgou o estudo na última segunda-feira, dia 07, pesquisa que veio reforçar o que muitos especialistas vêm defendendo há tempos: as vacinas fazem toda a diferença.

Esta pesquisa estabelece a necessidade de imunização para todas as idades, principalmente depois de notícia veiculada no portal da Globoplay: https://globoplay.globo.com/v/10283986/ informando que na quarta-feira, dia 9, todos os leitos da Enfermaria Infantil do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto estavam lotados, o que mostra que o Coronavírus pode acometer, sim, crianças de forma grave.

Desta forma os pais e responsáveis devem levar seus filhos ao USF de sua referência para iniciar e aqueles que já tomaram uma ou duas doses completar o esquema vacinal.

AGENDAMENTO

A Vigilância Epidemiológica está com poucas doses do imunizante Pfizer Pediátrica que é destinado a crianças de 5 anos, por isso para esta idade em específico é preciso fazer o agendamento da vacinação. A vigilância espera mais doses para que possa vacinar todo o público alvo.

HORÁRIO ESPECIAL

A Secretaria de Saúde informa que caso o paciente não tenha como ir ao posto, ou levar seu dependente, no horário regular de funcionamento, pode o fazer em horário especial na USF Tonico Garcia das 17h às 19h de segunda a sexta-feira. Neste horário a unidade faz a vacinação em usuários, independente da unidade de referência do paciente.

Crianças vacinadas até às 12h de 9 de fevereiro de 2022