Pular para o conteúdo

Fisioterapia: quando é a hora certa de procurar um profissional?

Como descobrir se é apenas um incomodo ou algo mais sério? Qual o momento de procurar um fisioterapeuta?

Após uma determinada idade e junto ao sedentarismo, é comum sentir dores ao realizar exercícios ou até mesmo outras atividades um pouco mais simples, como subir uma escada ou caminhar. Até os mais jovens podem passar por esses problemas, geralmente pela falta de prática ou a fraqueza muscular, mas fica um alerta, essas dores não devem ser vistas como algo comum.

Muitas pessoas acabam ignorando esses desconfortos, o que pode gerar um agravamento na situação. Consultar um profissional da área, fisioterapeuta, é a saída ideal, já que esse irá observar seu caso, propor exames e atividades que ajudem você a eliminar essa dor.

“Sempre que não conseguimos realizar certas funções das atividades diárias, ou quando sofremos desconfortos, o fisioterapeuta deve ser consultado para uma avaliação funcional”, explica a fisioterapeuta e diretora do Instituto Trata de Guarulhos, Raquel Silvério.

Muita gente acredita que deve apenas procurar um fisioterapeuta quando sofre uma contusão ou acidente. Porém, não é bem assim, esse profissional pode resolver diversos outros problemas, como má postura e até dificuldades respiratórias, essa área é uma das mais versáteis na saúde.

A fisioterapeuta, Raquel Silvério, separou alguns tópicos para te informar a hora certa de buscar um profissional:

Lesões:

“O mais comum ao procurar um fisioterapeuta é apresentar ao profissional quadros de fraturas, problemas de postura, lesões esportivas, entre outras. Esses são os mais conhecidos, mas também existem quadros que podem ir desde incontinência urinária, passando por lesões neurológicas – frutos de um derrame, por exemplo”, explica a especialista.

Alertas do corpo:

“As dores são os maiores sinais de que algo não está bem, mas existem outros sintomas para prestar atenção. “A grande parte dos pacientes só procura ajuda quando tem dores, mas outros sintomas também chamam a atenção, como cansaço intenso após atividades leves, má postura, perda de xixi durante o dia, perda de força muscular, entre outros”, comenta Raquel Silvério.

Esperar a dor passar:

“ O ideal é sempre que aparecer uma lesão, procurar o mais rápido possível um profissional. Em lesões agudas como traumas, fraturas e entorses, quanto mais rápido o socorro, maiores as chances de minimizar as complicações decorrentes dessas lesões”, relata a fisioterapeuta.

Ausência de tratamento adequado:

“As consequências podem variar desde a cronificação do quadro e, com isso, levar ao aumento das dores e disfunções associadas, até o risco maior de agravamento sendo necessário intervenções cirúrgicas, dependendo da avaliação médica” finaliza o especialista, Raquel Silvério.

Para saber mais sobre doenças, tratamentos, dicas, acesse: www.institutotrata.com.br

Raquel Silvério é fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral.