Pular para o conteúdo

Quais são as ferramentas que o marceneiro utiliza?

Se você é um marceneiro de profissão já deve saber como é importante se ter as ferramentas certas para o trabalho. Ou mesmo você que não é um profissional da área, mas que se arrisca em algumas criações, deve também ter notado a facilidade de se trabalhar quando se tem os instrumentos certos para isso.

Neste texto falaremos das principais ferramentas que devem estar numa marcenaria. Isto é, aquilo que é essencial de se ter para não encontrar problemas na hora de realizar o seu trabalho. Além disso, falaremos também de como fazer para que o seu negócio seja mais atraente.

Para começo de conversa…

Se você é dono do seu próprio negócio, certamente deve ter consigo a preocupação em fazer com que ele seja um sucesso crescente no mercado. Mas isso só é possível quando se investe pesadamente na organização da própria empresa.

É claro que ninguém é obrigado a saber como fazer o passo a passo em direção ao sucesso esperado. Contudo, é em função disso que empresas como a Dropshipping nacional vivem, para fazer com que o seu negócio se estruture de tal maneira que consiga ter um ótimo lugar no mercado.

Tudo isso é possível porque nesse espaço você encontrará muitas novidades que ajudarão o seu cliente. Em consequência disso, é o seu negócio que irá crescer.

Ferramentas para quê?

As ferramentas são para todo profissional os meios básicos para conseguir bem realizar o seu trabalho. No caso de uma marcenaria isso é ainda mais específico. Porque sem elas não há nenhum tipo de produção?

Porém, não basta imaginar quais são as necessárias. É preciso saber muito bem para não errar na hora da sua compra. Por isso, essas são algumas sugestões do que não pode faltar no conjunto de ferramentas de sua marcenaria:

1. Malho

O malho de madeira é a melhor opção para o trabalho de entalhe com formão, já que não desgastará esta outra ferramenta. Além de ser um auxílio para o formão, pode ser usado também na hora de fazer os encaixes mais apertados na madeira.

2. Formão

O formão é aquela ferramenta com cabo de madeira ou mesmo de plástico. Feito de metal, sua ponta é achatada e afiada, de modo que permita fazer encaixes com precisão. É bom que se tenha na marcenaria um jogo dessas ferramentas, de diferentes tamanhos, se possível.

3. Esquadro

O esquadro de carpinteiro é extremamente útil nos trabalhos na marcenaria, sobretudo para o alinhamento das peças feitas. Apresenta-se em vários modelos, com angulações diferentes.

4. Serras

Como já deve saber, numa marcenaria é preciso de serras e mais serras, Já que muita madeira precisará ser cortada e modelada com essa ferramenta. Existe uma diversidade de modelos. É bom ter vários deles à altura das mãos sempre para os detalhes nas peças.

5. Grampos

Para um bom marceneiro, ou mesmo aos que se arriscam no ofício, não podem faltar os grampos. São eles que seguram as peças. Por isso, não dá para ficar sem. Além de ser um material barato, é bastante útil na hora de montar as peças.

6. Réguas de Aço

Essa é outra ferramenta de medição que é muito útil e necessária para o trabalho de um marceneiro. Isso porque o tempo todo precisará para verificar o tamanho das partes das peças que está fazendo. Observe se ela é feita de metal, de preferência aço, por causa da resistência e durabilidade.

7. Trena

Mais um instrumento que não pode faltar para medir. Mas, no caso da trena, principalmente para grandes peças, por exemplo, que meçam mais de um ou dois metros. Uma trena de 3 metros é suficiente para o trabalho na marcenaria, mas fica a critério de cada um, querer mais ou menos que isso.

8. Graminho

O graminho serve para marcar muito bem os encaixes. É uma ferramenta antiga, mas muito útil na hora de confeccionar as peças. Ela dá maior precisão aos encaixes e tira o peso de ter que fazer marcações com régua e esquadro.

Essas são, pois, as ferramentas mais essenciais para o trabalho de um marceneiro. É claro que existe uma infinidade de outras que aqui não foram citadas. Mas, pode apostar que o que aqui dissemos é com certeza o essencial, isto é, aquilo que não pode faltar nesse ofício tão importante.