Pular para o conteúdo

Preparo de carnes: pode lavar ou não?

Nutricionista Dani Borges adverte que o hábito de lavar carnes não é eficiente na remoção de bactérias e aumenta riscos de contaminação

Seja peixe, frango ou carne vermelha, o hábito de lavar carnes cruas pode trazer riscos à saúde. Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), realizada com 5 mil pessoas de todos os Estados brasileiros, cerca de 46,3% afirmaram ter o hábito de lavar carnes na pia da cozinha – ato contra indicado independente da superfície.

“Por mais que possa parecer estranho, lavar a carne é um erro. A água não é eficiente na remoção das bactérias deste alimento: ao contrário, ajuda na proliferação”, informa a nutricionista Dani Borges. “As bactérias se multiplicam quando entram em contato com água e proteínas, principal composto da carne. Por isso, durante a lavagem, os microorganismos não são removidos, mas sim espalhados por uma área ainda maior”, afirma.

Quando as bactérias da carne se espalham após a lavagem, elas contaminam itens e alimentos ao redor: “os itens/alimentos contaminados se tornam agentes transmissores de microorganismos maléficos. Por isso, é recomendado manter tábuas de carne sempre limpas, evitando contato com outros alimentos que serão consumidos crus”, informa Dani Borges.

Outro ponto importante, é que ao lavar a carne, você retira parte dos nutrientes solúveis em água e diminui a maciez do alimento. De acordo com a nutricionista Dani Borges, a forma mais eficaz de acabar com as bactérias da carne é cozinhar o alimento, já que quase nenhuma bactéria resiste ao calor intenso causado durante o cozimento. 

Sobre Dani Borges

Dani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.