Pular para o conteúdo

Quais são as etapas de produção do papel?

O papel está muito presente em nosso cotidiano, praticamente em todas as funções de trabalho, nas escolas, ele sempre estará lá para praticamente tudo que você for fazer.

Mesmo com toda a modernidade que temos atualmente o papel ainda continua sendo muito útil, em diversos aspectos.

Provavelmente você já teve a curiosidade de saber como é a fabricação do papel, pois bem, se sim, hoje estamos aqui para te esclarecer algumas dúvidas de como é feito o papel.

Tudo explicado desde a celulose, quando o papel ainda não tem seu formato em que conhecemos, ele passa por caldeira enormes, até vim a ser o papel em que já estamos habituados a ver.

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo qual a origem dele, porém sabemos que desde muito tempo atrás o homem sempre precisou fazer seus registros.

Nem que fossem em pedras ou pergaminhos, você já deve ter visto fotos ou ter ido em museus e pode observar esse tipo de registro, que por sinal é muito interessante, observar a forma em que eles faziam os seus registros.

A partir daí o homem começou a evoluir e assim começou a fabricação de papel, que se tornou muito importante para nós. Então vamos aprender um pouco mais sobre esse bem.

Matéria-prima do papel

A matéria-prima para a fabricação de papel vem das árvores, ou seja, de troncos de madeira, que antes de chegar em nossas vai passar por vários processos. 

As árvores que mais são usadas para a fabricação no Brasil, são os eucaliptos e os pinheiros, de regiões de reflorestamento. Celulose é a matéria-prima para ser feita a fabricação do papel. Vamos saber um pouco mais sobre a celulose.

Tipos de Celulose

A celulose tem vários tipos. Aqui no Brasil, é trabalhado três tipos para a fabricação do papel. Que são elas: celulose de fibra curta, de fibra longa e a fluff.

  • Celulose de Fibra Curta

Ela é extraída dos eucaliptos e possui de 0,5 a 2 mm de comprimento, esse tipo de celulose é ideal para fabricar papéis. 

Como, por exemplo, o papel branco que servem para fazer impressões, escrever e são destinados para fabricação de fins sanitários, pois eles tê uma boa maciez, menos resistência e melhor absorção.

  • Celulose de Fibra Longa

Já essa é extraída do pinheiro, têm 2 a 5 mm de comprimento, elas servem para a produção de papéis com requer mais resistência, como o papel cartão.

  • Fluff

Ele é feito a partir da celulose de fibra longa, aonde vai se resultar em um papel com grande capacidade de absorção e retenção de líquido. E os dois são utilizados para produzir produtos higiênicos.

Quais são as etapas para a fabricação do papel?

Para que a fabricação do papel, é necessário que passe por várias etapas, até que cegue no produto final. Essas etapas podem ser contínuos ou bateladas, que integram várias diferentes.

Os tipos de madeira e certas opções para a produção pode variar conforme a variedade e a qualidade do produto final. Veja abaixo quais são as etapas de processos normalmente.

Preparamento da matéria-prima

Essa etapa consiste no descascamento da madeira, onde vai gerar toras, que são cortadas e serão transformadas em cavacos, pedaços de madeiras menores e a casaca. Isso vira um subproduto que pode ser usado como combustível.

Polpação

Depois da formação de cavacos, a lignina parte inaproveitável da madeira que verifica a resistência das fibras da celulose, e tira por meio de processos químicos, onde a lignina se desfaz depois do cozimento dos cavacos com um licor alcalino.

Lavagem e recuperação química

Deve-se ser lavada a polpa formada pela etapa anterior, precisa ser lavada, onde vai ser evitado impurezas, para que possa recuperar quimicamente o licor de cozimento.

Isso vai contribuir para gerar energia para o auto processo e vai evitar o gasto maior de produtos químicos na etapa de branqueamento.

Branqueamento

Essa etapa corresponde ao aumento do brilho da polpa por meio de mudança química para a fabricação de papel branco, como, por exemplo, as folhas de papel para imprimir. 

Preparamento da massa

Depois de feito o processo acima, a polpa vai se transformar em uma pasta vinda de uma sequência de etapas, que são feitos com tratamentos de aditivos químicos e mudança de temperatura.

Isso vaia fazer com que o papel ganhe algumas características como altura, cor do papel, fiam mais resistentes à umidade e uma boa qualidade na ora da impressão.

Fabricação do Papel

Essa é a última etapa da fabricação do papel, a pasta vai ser colocada em uma máquina de papel, onde a vai ser tirado o restante da água que estiver sobrando. 

Depois desses processos o papel vai seguir por uma série de equipamentos, como a rebobinadeira e também a desenroladeira, para que seja atendida todas as especificações do fabricante.