Pular para o conteúdo

Do folclore à moda: olho grego voltou para ficar entre as tendências de acessórios

A pandemia moldou a moda de maneira ampla e sutil: um dos efeitos mais sutis é a popularidade da tendência do olho grego. Em algum momento deste período, as pessoas começaram a postar sua rotina novamente e, junto, emojis desse símbolo da sorte. E o hype não se manteve só entre os anônimos. A duquesa de Sussex, Meghan Markle, foi uma das famosas que exibiu um belo colar de olho grego em posts nas redes sociais durante o ano de 2020, e fez o acessório bombar entre as influenciadoras e fashionistas.

O olho grego está presente em diversas culturas, como a grega e romana, há cerca de três mil anos, e é amplamente difundido como um amuleto contra o mau olhado e os desejos negativos de outras pessoas.

Como tendência, parece ter se infiltrado no mainstream das passarelas de 2018, já que algumas grifes como Gucci, Anna Sui e Libertine usaram o símbolo de alguma forma em suas coleções naquele ano. Além disso, nesse período, também, a designer de joias das estrelas, Lorraine Schwartz, lançou uma coleção inteira em torno do tema.

O pingente costuma aparecer principalmente de duas formas: o hamsa, que é o símbolo de uma mão com um olho no centro da palma; ou o nazar turco, um amuleto de olho feito de vidro azul.

E, nos últimos anos, se consolidou entre os acessórios da moda, aparecendo tanto em colares e pulseiras delicadas, quanto em versões mais extravagantes de maxi brincos e pulseiras.

Isso confirma que, seja para proteção ou simplesmente para se manter entre as tendências fashion, o olho grego é uma peça que vale a pena garantir para as próximas temporadas. Afinal, além de ser um dos designs do momento, tem um significado profundo por trás e carrega uma rica lenda milenar. Ou seja, provavelmente merece ser chamado de algo um pouco mais forte do que uma “tendência”!