Pular para o conteúdo

Médica esclarece 5 mitos e verdades da alergia a animais domésticos

Apesar da fofura, tem gente que sofre com alergia a cachorros e gatos e chega a pensar em doar os bichinhos. Dra. Brianna Nicoletti alergista e imunologista pela USP explica que os pets eliminam pelos e resíduos, têm descamação da pele que não são identificados a olho nu, então por meio do contato existe a inalação das substâncias durante a respiração.

“Para as pessoas que possuem hipersensibilidade a estes resíduos inalados, há uma reação inflamatória cujas manifestações são coceira na face (principalmente nariz e olhos), espirros, congestão, coriza e tosse”. Conta a
alergista.

Porém, na grande maioria das vezes ao seguir algumas orientações e tomando medicações de controle da
alergia prescritas por um médico, a inflamação é controlável!

Dra. Brianna desmistifica os principais mitos e verdades sobre reações alérgicas a pets e dá dicas para conviver com os animais sem sofrimento:

1-Animais de pelo curto são mais indicados para quem tem alergia? Mito ou Verdade?

Mito! Dra. Brianna explica que o alérgeno dos animais não está no “pelo” propriamente dito, mas sim nas células mortas da pele do animal. Também podem estar na saliva e urina do pet. Então se o pelo é curto ou longo, tanto faz! ⁠ ⁠

2-Existem raças que causam menos reação alérgica? Mito ou Verdade?

Mito! “Você pode ser menos sensível a certas raças de animais, mas NÃO existe um animal de estimação verdadeiramente hipoalergênico.” Reforça a médica.

3- Gatos causam mais alergia do que cachorros? Mito ou Verdade?

Verdade! As alergias a gatos são duas vezes mais comuns que as alergias a cães, pois os felinos liberam muito mais alérgenos do que cachorros.

4- Evitar o contato com o pet resolve problemas de alergias. Mito ou verdade?

Em partes verdade: Um animal dentro de casa acumula ácaros. Os ácaros também se alimentam da pele do animal. O ácaro é muitas vezes o grande vilão da alergia respiratória. ⁠A dica da médica para alérgicos é: “independente da raça do animal, limite o contato, por exemplo, mantenha-o fora do quarto e principalmente da cama. Lave as mãos depois de acariciar o pet.⁠ Use um limpador de ar particulado de alta eficiência (HEPA) para reduzir alérgenos na superfície.⁠ Aspire pisos e móveis com frequência.⁠ Dê banhos frequentes no pet – pelo menos uma vez por semana. ⁠Tome medicação para alergias conforme as instruções médicas e antes que os sintomas se desenvolvam, considere imunoterapia (vacina de alergia).” Explica a médica.

5- Apenas gatos ou cachorros podem provocar reações alérgicas. Mito ou Verdade?

MITO! Qualquer animal de pelo ou pena pode causar alergias: pássaros, hamsters, porquinho-da-índia. Além do alérgeno específico do animal, a presença de animais no ambiente interno da casa aumenta a quantidade de ácaros (maior disponibilidade na cadeia alimentar, já que ácaros se alimentam de detritos de pele).

Importante destacar que é possível sim, um alérgico conviver com animais de estimação, não é necessário se desfazer do animal.

Ter um bichinho de estimação tem muitos benefícios para saúde, já foi comprovado cientificamente que:

-Reduz o estresse;
– Diminui a depressão e a sensação de solidão;
– Ajuda ao dono a manter uma vida mais ativa;
– Ajudam na aprendizagem de ter certos compromissos e responsabilidades.

Dentre muitos outros benefícios.

Dra. Brianna Nicoletti

  • Médica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003)
  • Residência médica em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Campinas (2006)
  • Residência médica em Alergia e Imunologia Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2009)
  • Associada à Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia
  • Médica Especialista em Alergia e Imunologia do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (desde 2013)
  • Integrante da equipe de Qualidade da UnitedHealth Group (desde 2011)