Pular para o conteúdo

Nanotecnologia: entenda como essa ciência é utilizada no dia a dia

A nanotecnologia abrange uma ampla gama de materiais, processos de fabricação e tecnologias que são usadas para criar e aprimorar muitos produtos que as pessoas usam todos os dias.

A todo o momento dá para perceber que a tecnologia vem mudando o mundo. E uma das inúmeras vantagens que essa revolução tecnológica trouxe foi a possibilidade de jogar na lotofácil online

Se você quer entender todas essas inovações e saber mais sobre essa ciência e como ela vem sendo aplicada no nosso cotidiano, então está no lugar certo. Continue a leitura e aprenda agora mesmo tudo sobre nanotecnologia! 

O que é nanotecnologia?

A nanotecnologia é um campo da ciência, da engenharia e da tecnologia que se baseia no estudo e manipulação da matéria em tamanhos incrivelmente pequenos, geralmente entre um e 100 nanômetros. Para se ter uma ideia, um pedaço de papel tem, em média, 100 mil nanômetros de espessura.

É importante dizer que a nanotecnologia vai integrar a próxima onda de inovação em ciência e engenharia. Dessa forma, ela transformará muitos setores, como o aeroespacial, medicina, defesa nacional, transporte, energia e tecnologia da informação.

Isso porque essa ciência possibilita o desenvolvimento de materiais para que eles sejam ainda mais fortes, leves e duráveis. E esse aprimoramento está relacionado a elementos usados atualmente, em edifícios, automóveis, pontes e aviões.

Além disso, a nanotecnologia gera grande expectativa para ser aplicada em produtos voltados para a produção de energia eficiente. Estamos falando das células de combustível, painéis solares e baterias. 

Como a nanotecnologia é utilizada em diversas áreas

A nanotecnologia fornece soluções para vários produtos do nosso cotidiano, melhorando a sua usabilidade. Vejamos os benefícios em algumas áreas.

Saúde

Os cuidados de saúde estão sendo transformados e passando por revoluções devido a nanotecnologia. Isso porque ela vem sendo aplicada em ferramentas altamente sofisticadas que tem a finalidade de detectar e tratar o câncer.

Além disso, ela também pode ser encontrada em bandagens que previnem infecções, assim como tecnologia de ultrassom em imagem. Tudo isso vem passando por importantes desenvolvimentos graças à nanotecnologia.

Purificar o ar

Para ajudar a gerar um ambiente mais limpo, nanopartículas podem ser usadas em novas formas de purificação de ar, assim como na retirada de poluentes das águas subterrâneas e do solo.

Embalagens

Os alimentos podem permanecer frescos por mais tempo, já que a aplicação da nanotecnologia nas embalagens usadas podem evitar a deterioração ou contaminação delas.  

Dispositivos eletrônicos

A maior parte dos dispositivos eletrônicos fabricados nos últimos dez anos, como chips, computadores e celulares, foram feitos com nanotecnologia. Isso mostra como ela contribuiu para o aperfeiçoamento desses dispositivos, que hoje são muito mais evoluídos do que antigamente.

Produtos de higiene pessoal e farmacêuticos

Existem produtos farmacêuticos que utilizam partículas nanométricas com objetivo de aumentar o seu desempenho. Além disso, produtos de higiene pessoal também foram aprimorados, como cosméticos e protetores solares.

Equipamentos esportivos

Com a nanotecnologia, alguns equipamentos esportivos, como raquete de tênis, capacetes e tacos de beisebol ficam ainda mais leves. Ao mesmo tempo, se tornam mais duráveis e rígidos.

Tecidos

As roupas feitas com tecidos tratados com a nanotecnologia conseguem durar mais, além de permanecerem mais limpas. Isso porque, ela ajuda a evitar manchas, bactérias e os temidos amassados.

Energia

Ela também está presente no campo da energia. Inovações energéticas, como turbinas eólicas mais fortes e leves, peças de automóveis mais leves e painéis solares mais eficientes são bons exemplos.

Produtos domésticos

O desempenho de muitos produtos domésticos, como removedores de manchas, limpadores antibacterianos, tintas, selantes, purificadores e filtros de ar, pode ser aprimorado com a nanotecnologia.

Vidro de alguns objetos

Para que se tornem ainda mais resistentes à água e às luzes ultravioleta ou infravermelha, a nanotecnologia é utilizada na fabricação de pequenos filmes. Eles podem ser encontrados em óculos, janelas, além de telas de computador.

Ela também atua nessas superfícies como anti reflexo, anti embaçantes, e para que resistam a arranhões. 

A Nanotecnologia é segura?

Profissionais de saúde, segurança e meio ambiente trabalham para garantir seu desenvolvimento responsável. Isso envolve avaliar e comunicar os impactos potenciais à saúde humana e ao meio ambiente em todas as etapas do ciclo de vida de um produto.

Isso significa que, até então, a nanotecnologia é segura. Todas as etapas (produção, distribuição, uso, descarte e reciclagem) são rigorosamente acompanhadas. 

Qualquer perigo conhecido ou previsto é relatado nas fichas de dados de segurança e rótulos do produto.  

Sobre isso, vale destacar que os diversos estudos realizados indicam que, como classe, os nanomateriais não são nem mais nem menos perigosos do que outras amplas classes de materiais. 

Além disso, pesquisas recentes demonstram que as nanopartículas não são absorvidas pela pele de forma significativa. Do mesmo modo, os nanomateriais adicionados a artigos sólidos (filmes, plásticos, etc.) não são liberados em quantidades capazes de gerar danos.

Por fim, no caso dos trabalhadores, a adoção de medidas de precaução padrão são eficientes para sua proteção. Ou seja, uma ventilação adequada e o uso de respiradores apropriados controlam a exposição aos nanomateriais.

Conclusão

Como vimos, a nanotecnologia já está beneficiando áreas como saúde, meio ambiente, energia e segurança nacional. E alguns exemplos de como ela vem beneficiando no aperfeiçoamento de diversas ferramentas:

  • direcionamento preciso de células cancerosas nas profundezas do corpo; 
  • remoção de poluentes das águas subterrâneas e do solo; 
  • melhorar o desempenho dos painéis solares; 
  • melhorar a detecção de armas químicas e biológicas;
  • prevenir infecções em feridas. 

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a nanotecnologia está melhorando nosso mundo. Cientistas e empresas estão explorando novas maneiras pelas quais a nanotecnologia pode ajudar a resolver problemas sociais e melhorar os produtos.