Pular para o conteúdo

Pets no inverno: Como proteger cães e gatos dos perigos do frio 

A princípio o frio vem chegando e com ele as baixas temperaturas. Surgem também alguns perigos para a saúde dos bichinhos é importante redobrar a atenção e alguns cuidados com os pets no inverno.

De início, providenciar roupinhas e cobertores é o mais importante. Sendo assim os pets se mantêm quentinhos e aquecidos mesmo quando seu dono não está por perto. Veja se eles curte ficar de roupa, porque ajuda muito.

Alguns animais não se adaptam ao acessório. Ou seja, o ideal é deixar mantinhas, cobertores e até casinhas espalhados pela casa. Além disso, cuidados com a alimentação, passeios e tosar cachorro e a higiene do pet devem ser observados no período de frio.

Como cuidar dos pets no inverno

Os animais não têm a mesma sensação térmica dos humanos, isso é fato. Por isso os cuidados com os bichinhos no inverno precisam ser redobrados, como não sabemos exatamente se eles estão sentindo o mesmo frio que a gente.

Felinos e caninos acabam reagindo de maneira bem semelhante ao frio, devido a temperatura corporal deles ser bem próxima, sendo 38ºC a dos cães e 39ºC a dos gatos.

Entretanto, alguns sinais são comuns nas duas espécies para notarmos quando eles precisam se aquecer.

De acordo com os principais sinais estão coriza, secreção nos olhos e no nariz, lentidão para caminhar e passar muito tempo dormindo, com o corpo enroladinho. Já os gatos, se as patas e orelhas ficarem geladas pode ser um sinal de frio. Já os cães, alguns podem demonstrar tremores quando as temperaturas ficam baixas.

De forma geral, os cuidados incluem também não deixar que eles fiquem próximos a portas e janelas que se mantêm abertas, enquanto dormem principalmente.

Pets no inverno

Além dos cuidados mencionados acima, os pets precisam de outros cuidados para se sentirem protegidos do frio e evitar problemas de saúde que podem surgir no inverno.

Um deles é a frequência dos banhos e da tosa. Os bichinhos não precisam parar de tomar banho devido ao frio. O ideal é que durante o inverno a frequência diminua. É importante evitar que os banhos aconteçam em dias muito frios. Em relação aos horários, o melhor é escolher os dias em que o sol está mais forte. A temperatura da água também deve ser observada, em temperatura morna e não quente, pois a alta temperatura desidrata a pele do cachorro.

Doenças que podem atingir os pets no inverno

O passo principal para proteger os pets no inverno é manter as vacinas, a vermifugação e o controle parasitário corretas.

Além disso, o frio favorece o surgimento de doenças respiratórias em cães e gatos. Entre elas, as mais citadas são gripe e pneumonia.

No caso dos cachorros, a traqueobronquite infecciosa, chamada de gripe canina, é altamente contagiosa. A transmissão acontece por meio dos potes de ração e água.

Atenção dobrada, se você tem mais de um cãozinho em seu lar, todos precisam se proteger com a vacina específica para essa doença.

No caso dos gatos, a vacinação evita quadros de gripe felina. Sendo assim, as vacinas V3 e V4 protegem contra os gatos da rinotraqueíte e calicivirose, doenças que estão bem relacionadas ao trato respiratório.

Também podem surgir tosse e febre nesta época do ano.

Frequentemente nestes casos, é importante procurar o Médico Veterinário para seguir com a avaliação do quadro de saúde do pet e seguir com o melhor tratamento.

Por isso, não deixe de procurar Médico Veterinário. Somente  seu veterinário tem estado ao seu lado durante os altos e baixos, sendo assim não deixe de conhecer os presentes para veterinários, engraçado ao prático e homenageia seu veterinário pelos cuidados com os pets.