Pular para o conteúdo

Brasil supera a média mundial de transtornos alimentares compulsivos

Nutrição comportamental será um dos temas da Semana Acadêmica de Saúde do UniCuritiba, de 16 a 19 de maio. Evento é aberto à comunidade 

Os transtornos alimentares são cada vez mais comuns no mundo e a pandemia pode ter acentuado o problema. A compulsão alimentar provocada por fatores psicológicos e sociais é um exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,5% da população exagera na hora de se alimentar e sofre com a culpa. No Brasil, esse número é ainda maior: 4,7%.

Para “fazer as pazes” com a comida, a saída está na nutrição comportamental, que ajuda a recuperar o equilíbrio e a retomar o prazer de comer sem culpa. Para discutir esse e outros temas, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das principais organizações de ensino superior do país – promove a Semana Acadêmica da Saúde.

O evento será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, das 9h às 21h30, no Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças). A participação é gratuita e aberta à comunidade. Para acompanhar as palestras, basta fazer a inscrição em www.sympla.com.br.

De acordo com a professora Maria Fernanda Koch Temporal, coordenadora dos cursos de Saúde do UniCuritiba, a programação terá discussões nas áreas de psicologia, fisioterapia, medicina veterinária, odontologia, nutrição, estética, biomedicina e perícia, entre outros temas. “Nosso objetivo é compartilhar conhecimento e fomentar o debate a respeito de assuntos que sejam de interesse de estudantes, professores, profissionais da saúde e comunidade. Por isso, todos são bem-vindos”, convida.

Programação

SEGUNDA-FEIRA – 16/05

·        9h às 10h30 – O papel do psicólogo em comunidades terapêuticas

·        19h às 20h30 – Fisioterapia do esporte

·        19h às 20h30 – Risco de zoonoses em centro de conservação da fauna

TERÇA-FEIRA – 17/05

·        9h às 10h30 – Nutrição comportamental

·        9h às 10h30 – Anestesiologia em animais de companhia

·        9h às 10h30 – Cirurgias da articulação têmporo-mandibular

·        19h15 às 20h30 – Abordagem prática do método BLW (baby-led weaning) na nutrição infantil

·        19h às 20h30 – Gestão do SUS

QUARTA-FEIRA – 18/05

·        9h às 10h30 – Procedimentos estéticos

·        9h às 10h30 – Perícias médico-legais

·        19h às 20h30 – Atuação da odontologia do esporte

·        19h às 20h30 – Psicologia forense

·        20h30 às 21h30 – Eudaimonia: perspectivas de um projeto de vida

QUINTA-FEIRA – 19/05

·        9h às 10h30 – Emergências médicas

SERVIÇO

O quê: Semana Acadêmica de Saúde

Quando: 16 a 19 de maio, das 9h às 21h30

Onde: UniCuritiba – Campus Milton Vianna Filho – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças

Quanto: gratuito

Inscrições e programação completa em https://www.sympla.com.br/evento/semana-academica-da-saude/1567945

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.