Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Guaíra: Abertas inscrições para exames preventivos: papanicolaou, mamografia, boca, intestino e pele

Unidade móvel de prevenção da Fundação Pio 12 (Hospital do Amor) estará em Guaíra de 27 de julho a 31 de agosto para exames preventivos

Depois de dois anos sem, devido à pandemia de Covid, a unidade móvel de prevenção dos cânceres de colo de útero, mama e boca volta a Guaíra e atenderá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) no período de 27 de julho a 31 de agosto. Mas, quem quiser fazer, as inscrições já estão abertas em todas as USFs.

Os pacientes devem comparecer na unidade de saúde básica, de sua referência, portando cópias do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Tem que ser um conjunto de cópias para cada tipo de exame que o paciente deseja agendar.

Por enquanto, as USFs estão fazendo o agendamento e, em breve, a Diretoria de Saúde deve divulgar o cronograma, com o dia em que os exames serão realizados em cada USF.

QUEM FAZ:

CÂNCER DE MAMA

Mamografia: Mulheres de 40 a 49 anos devem realizar anualmente, acima de 50 a 69 anos, a cada 2 anos.

CÂNCER DE BOCA

Exame Clínico Bucal: Homens e Mulheres a partir dos 35 anos que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas, ou os que tenham deixado os hábitos, em até 20 anos e pacientes, com qualquer idade, que possuam lesões suspeitas na cavidade oral, que não cicatrizam em pelo menos 15 dias.

COLO DO ÚTERO

Papanicolaou: Mulheres de 25 a 64 anos que já tenham tido relação sexual devem realizar o exame anualmente.

CÂNCER DE INTESTINO

Exame de FIT (Pesquisa de sangue oculto nas fezes): Homens e Mulheres na faixa etária de 50 aos 65 anos

CÂNCER DE PELE

Pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele, devem procurar a enfermeira da USF de sua referência para fotografar as lesões e para orientações

Faça seu exame preventivo, inclusive os pacientes que são usuários de plano de saúde podem procurar os postos para a realização dos exames preventivos.