Pular para o conteúdo

Notebook x Chromebook: qual escolher na hora da compra?

A escolha vai depender das necessidades do usuário

Notebook ou Chromebook? Apesar das semelhanças, esses dois aparelhos apresentam diferenças significativas. Em resumo, um notebook oferece mais funcionalidades, mas o Chromebook é vendido a um preço inferior. A escolha vai depender das necessidades do usuário. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas opções e pesar os prós e contras de cada um.

Funcionalidades do Chromebook

O Chromebook funciona com o sistema operacional do Google, o Chrome. Se você está acostumado a usar o Windows ou o macOS, por exemplo, o Chrome pode não oferecer toda a funcionalidade que você precisa. Para tarefas básicas, como acessar a internet, assistir a filmes e utilizar editores de texto, o aparelho funciona bem. É possível trabalhar diretamente do navegador de internet (Chrome) ou através dos aplicativos disponíveis para download na Play Store. Aqui, um dos grandes obstáculos é o acesso ao Microsoft Office. O Chromebook permite usar apenas o Office 365 online e instalar os respectivos aplicativos.

Notebook

Com um notebook, você pode realizar todas as tarefas mencionadas acima. Além disso, a depender do processador e da memória RAM do aparelho, também é possível trabalhar com editores de fotos e vídeo, como aqueles do pacote Adobe. No Chromebook, a edição básica de fotos e vídeos é boa, mas ele normalmente não oferece o desempenho gráfico necessário para tarefas mais complexas. Se você quiser jogar, vai  precisar de um laptop com placa de vídeo dedicada. Hoje, há modelos específicos para atender o público gamer.

A velocidade de execução do Windows 11 e macOS depende das especificações do seu notebook ou MacBook. Se você tiver um equipamento mais potente, o sistema operacional e os programas vão rodar mais rápido. Ao contrário do sistema operacional Chrome, esses dois sistemas são um pouco mais livres. Você é menos dependente de aplicativos e pode instalar qualquer software disponível.

Devido ao hardware menos complexo do sistema operacional Chrome, os Chromebooks não são apenas mais mais leves e menores do que os notebooks padrões, mas também são geralmente mais baratos. Portanto, se você está buscando um equipamento para atividades básicas, como assistir aulas online e ver séries e filmes, esta pode ser a melhor opção de compra. Se você trabalha com atividades mais complexas, talvez seja melhor adquirir um notebook.

Assim como há leilão de celular, os notebooks e chromebooks podem ser adquiridos em leilões de eletrônicos. Esta pode ser uma boa opção para quem está com o orçamento limitado, mas que deseje adquirir um equipamento em bom estado de uso.