Pular para o conteúdo

O que faz um enfermeiro especialista em UTI?

O enfermeiro que atua especialmente em UTI é considerado mais qualificado, e existem cursos para essa função dentro do hospital

O profissional de enfermagem atua em diversas áreas dentro de um hospital, e por isso, precisa ter muito conhecimento para desempenhar diferentes papeis. Ao contrário do que muitos acreditam, o enfermeiro é extremamente importante dentro de um hospital, pois ele atua como um braço direito do médico, além de exercer uma função de liderança em algumas situações.

Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o profissional de enfermagem precisa ser extremamente proativo e resolver problemas de forma rápida, pois o local exige ações e reações imediatas. Um segundo pode significar uma vida perdida, porque nesse local estão os pacientes mais graves, ou por conta de doenças do dia a dia, ou vítimas de acidentes.

A enfermagem nesse cenário deve atuar da melhor forma; portanto, o enfermeiro deve, além de ter esse raciocínio rápido, ter conhecimentos técnicos específicos em situações graves, como, por exemplo, um estancamento de sangue, ou algo relacionado a alergia, devido a medicamentos, entre outros fatores. O profissional que não tiver domínio das funções médicas pode ocasionar problemas graves com os pacientes do hospital.

Especialista em enfermagem

Para atuar em Unidades de Terapia Intensiva, é ideal que o profissional não fique apenas na graduação, e sim realize também uma pós-graduação em enfermagem. Além disso, por conta da complexidade do trabalho, um técnico em enfermagem precisa ter seu curso aprovado pelo CONFEN (Conselho Federal de Enfermagem), e pode realizar cursos especializados em UTI.

Cursos de UTI para técnicos em enfermagem

Para qualificar o profissional que irá atuar na UTI, a Escola de Educação Permanente do HCFMUSP (EEP) oferece a Especialização para Enfermagem em Terapia Intensiva. Dentro do curso, há uma parte do programa voltada para ética e bioética, com o objetivo de conscientizar o enfermeiro acerca de casos sociais graves, como aborto, abuso infantil, estupro, suicídio, entre outros.

Além desse programa, o profissional também participa de um estágio dentro da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), onde é levado a um lugar equipado com a mais moderna tecnologia específica para realizar assistência técnica em situações graves, buscando instruir o enfermeiro a cuidar de patologias diferentes dos pacientes.

Enfermeiro de UTI é um dos profissionais mais qualificados

Os enfermeiros de UTI, via de regra, são os mais qualificados dentro de um hospital, pois eles adquirem conhecimentos muito maiores que os outros profissionais, como dito anteriormente. Resumindo, é fato que no curso de enfermagem o futuro profissional venha a conhecer casos e situações que têm mudado, porém o importante é sempre se atualizar e estudar, a fim de aprimorar o conhecimento nessa área específica de um hospital.