Pular para o conteúdo

Destinos inusitados de inverno no Brasil

Com temperaturas abaixo de 10ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algumas regiões brasileiras não convencionais prometem se tornar ideais para aproveitar a estação mais fria do ano

O mês de junho marca o início da estação mais fria do ano em todo o país, época que coincide com o recesso escolar de encerramento do semestre, e o número de viagens cresce entre as famílias.

Aproveitando a onda de frio característica do inverno, que, apesar de começar oficialmente apenas em 21 de junho, já pode ser sentida em alguns lugares do país ainda no fim do outono, a 123milhas selecionou três destinos para aproveitar viagens pouco convencionais.

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se espalha pelos estados de São Paulo (30%), Minas Gerais (60%) e Rio de Janeiro (10%). De acordo com o Comitê das Bacias Hidrográficas, o maciço rochoso possui aproximadamente 500 km de extensão.

O cenário montanhês tem início nas proximidades da cidade de Bragança Paulista e vai seguindo em direção ao leste, abrangendo três estados do Sudeste brasileiro.

Ao todo, a Serra abriga mais de 14 cidades, e as mais procuradas pelos turistas são: Campos do Jordão, São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí, em São Paulo; Monte Verde, Gonçalves, Aiuruoca, Itamonte e Delfim Moreira, em Minas Gerais; Itatiaia e Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.

O ponto mais alto, e também mais frio da Serra, é a Pedra da Mina, com cerca de 2.800 m de altitude. O cume forma o ponto tríplice das divisas do município mineiro de Passa Quatro e dos paulistas de Lavrinhas e Queluz.

Para os turistas, é possível realizar atividades voltadas para o ecoturismo, tendo em vista que essa é uma das mais extensas Áreas de Proteção Ambiental já declaradas pelo governo brasileiro, abrigando o bioma da Mata Atlântica.

Outro destino na Serra da Mantiqueira que propicia passeios turísticos durante o inverno é São Bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, vizinha a Campos do Jordão.

Embora seja uma cidade tipicamente interiorana, ela oferece boas opções de hospedagem para os visitantes, como a Pousada Quilombo, que dispõe de boa localização, infraestrutura e bom custo-benefício para atender seus hóspedes com qualidade.

O município mineiro de Gonçalves também é uma das opções de destinos para aproveitar o inverno. Cercado por florestas de araucárias e pinheiros, o local reserva muitas atrações em meio à natureza, além de cafés, restaurantes, lojas e ateliês que movimentam a economia turística da cidade.

Ademais, oferece algumas opções para os visitantes, como a Pousada Cabanas do Mundo, localizada a cerca de 3 km do centro da cidade, com bom custo em relação às comodidades oferecidas aos hóspedes.

Vista aérea da Serra da Mantiqueira, um dos destinos de inverno no Brasil para viagens inusitadas

Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó está localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e será mais uma opção entre os lugares frios para visitar no Brasil durante o inverno.

O destino é ideal para os adeptos do montanhismo, uma vez que a cidade abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, com 2.892 m de altitude. Trilhas, cachoeiras e piscinas naturais também fazem parte das inúmeras paisagens lindas da região.

Existem também áreas destinadas a acampamento, com acesso pelas portarias Alto Caparaó, em MG, e pela portaria de Pedra Menina, no ES.

A cidade mineira ainda oferece outros atrativos turísticos, e para os visitantes que buscam uma estada mais longa, a 123milhas faz indicações de hospedagem, como a Pousada Recanto da Lua.

O Parque Nacional do Caparaó fica na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e pode ser um dos destinos de inverno no Brasil

Serra Catarinense

A Serra Catarinense é uma área localizada no estado de Santa Catarina. A apenas 100 km de distância do litoral, a região é composta de montanhas que ultrapassam os mil metros e tem clima subtropical de altitude. Ali encontra-se o ponto mais alto do estado, o Morro da Boa Vista, entre os municípios de Urubici e Bom Retiro, com uma altitude de 1.827 m.

Situado na Região Sul, que costuma registrar as temperaturas mais baixas do Brasil, embora não seja um destino convencional, é um dos melhores para quem busca experiências diferentes durante o inverno.

Um grande número de turistas visita a serra nesta época para conhecer a neve e as paisagens congelantes que costumam se formar no local nos dias mais frios.

De acordo com o site de turismo de Santa Catarina, na contagem total, 17 municípios integram essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes, mas Lages é a grande exceção.

A cidade, que fica no topo do Planalto Serrano, possui cerca de 150 mil moradores e foi uma das pioneiras do ramo de hotéis-fazenda no país. Para quem busca hospedagem, a 123milhas indica o Villa Apart Hotel, que dispõe de excelente localização.

O estabelecimento fica a 3 km de distância do Teatro Municipal Marajoara e do Memorial Nereu Ramos e a aproximadamente dez minutos de carro da Praça Papa João Paulo II. O café da manhã de cortesia é servido diariamente, entre 6h30 e 10h.

Em algumas cidades da Serra Catarinense, como São Joaquim, neva, e o evento atrai turistas, bem como as cachoeiras de Urupema, que congelam com as baixas temperaturas.

Urubici também é um destino muito procurado para o ecoturismo, uma vez que oferece atrações bem completas, como a Cascata Véu da Noiva, assim como boas hospedagens, como o Urubici Park Hotel, situado na principal avenida da cidade, a Av. Adolfo Konder.

O hotel está localizado a 30 km do Morro da Igreja, ponto habitado mais alto da Região Sul (1.822 m), onde foi registrada a menor temperatura do Brasil, -17,8 ºC, em 1996. Esse hotel é uma boa recomendação para quem deseja aproveitar o frio da região.

O Pico do Rinoceronte fica na Serra Catarinense, um ótimo destino para curtir o inverno

O Conexão123, plataforma de notícias e dicas da 123milhas, apresenta conteúdos informativos sobre o turismo no Brasil e no mundo, ajudando os viajantes a decidir e a planejar suas próximas viagens. No site você pode descobrir mais indicações sobre diversos destinos.