Pular para o conteúdo

Botox nas axilas? Entenda como tratar o suor excessivo, as famosas “pizzas” nas axilas

A hiperidrose é a condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso, porque as glândulas sudoríparas dos pacientes são hiperfuncionantes.

A axila é a região mais comum onde ocorre a bromidrose (mau cheiro), versão da hiperidrose com odor. Essa condição pode afetar a autoestima de pessoas em diferentes faixas etárias.

É uma condição subdiagnosticada, devido ao embaraço social que está relacionado ao problema. Estima-se que apenas cerca de 38% das pessoas com sintomas característicos de hiperidrose procuraram atendimento médico.

Como o Botox pode resolver essa condição? 

A toxina botulínica é umas das mais potentes neurotoxinas e é produzida por uma bactéria gram-positiva, anaeróbica estrita e esporulada, que é chamada de Clostridium Botulium. Ela se apresenta em sete diferentes sorotipos (A, B, C, D, E, F, G), sendo a do sorotipo tipo A uma das mais estudadas. Conhecida comercialmente como Botox, foi a primeira no Brasil e é a responsável pela popularização da técnica.

De acordo com o cirurgião plástico da Clínica Sabath, Dr. Hugo Sabath, o tratamento consiste em aplicar através de injeção, quantidades muito pequenas da toxina nos músculos a fim de imobilizá-los.

Quando aplicada na pele, a Toxina Botulínica bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, impedindo o contato nervoso com a glândula sudorípara. O nervo e a glândula continuam funcionais, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor.

“Recomenda-se está técnica para os pacientes que apresentam excesso de suor ou que referem suor com cheiro muito desagradável nas axilas. As glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração excessiva são paralisadas com a aplicação da toxina.” esclarece o cirurgião plástico. “Um teste é realizado para auxiliar o profissional a identificar os pontos de maior suor.” completa o Dr. Sabath.

A duração do tratamento é de 8-10 meses, podendo reaplicar 1x/ano. Os resultados após a aplicação da Toxina Botulínica são extremamente eficientes e já aparecem na primeira semana após a aplicação.

O tempo de duração do efeito varia de 4 a 18 meses, com média de 6 meses.

Vantagens de fazer a aplicação de Botox nas axilas

Tem a vantagem de ser bem acessível, baixo custo e de fácil aplicação. A aplicação da Toxina Botulínica paralisa as glândulas sudoríparas e esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna.

“Porém, geralmente essa substância é eficaz para o tratamento da hiperidrose. Segundo pesquisas a Toxina Botulínica hoje é uma substância muito utilizada a em procedimentos estéticos, distúrbios musculares, fins terapêuticos e para possíveis curas de patologias.” argumenta o cirurgião da Clínica Sabath.

“Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo, o que é uma ótima alternativa para quem quer diminuir ou até reduzir o uso de produtos químicos diários na pele.” finaliza Hugo Sabath.

 

Mais Sobre Hugo Sabath:
CRM – 131199
Graduação em Medicina – Universidade Católica Boliviana – UCB – Bolívia – Residência – Especialização em Cirurgia Geral – Hospital Universitário Japonês – Bolívia
Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Orientador: UFRN -UFPB. – Residência – Cirurgia Geral – Hospital Stella Maris – Brasil
Residência – Cirurgia Plástica – Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina
Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo
Cirurgião Plástico – Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil
Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São
Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil
Cirurgião Plástico – Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano
Membro da FILACP
Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica
Membro ISAPS
Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica
Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro IPRAS.