Pular para o conteúdo

Dia Mundial do Surf: Confira 7 promessas da nova geração do ‘Brazilian Storm’

Desde campeã da primeira etapa do CBSurf PRO até jovem de 10 anos, Brasil tem vários atletas que prometem grandes resultados pro País no esporte

 Tainá Hinckel treina no Hawaii (Crédito: Sergey Shakuto / Red Bull Content Pool)

Campeões mundiais, primeiro medalhista olímpico da história do esporte e novo circuito nacional. Na última década, o Brasil se tornou ‘a capital internacional do surf’ por meio das conquistas dos atletas, como Lucas Chumbo, Gabriel Medina, Italo Ferreira e Tati Weston-Webb.

Neste sábado (18), data em que se celebra o Dia Mundial do Surf, o País tem motivos de sobra para confiar que a nova geração do ‘Brazilian Storm’ vai manter esse legado de sucesso.

Confira, abaixo, alguns destaques para ficar de olho:

Rodrigo Saldanha: Natural de São Paulo e radicado em Maresias (SP), o jovem carismático surfista de 17 anos passa boa parte do ano treinando no Havaí e na Indonésia. Agora, conta com o auxílio de Charles Medina. Recentemente, disputou o CBSurf PRO e, dentre mais de 200 atletas, ficou no Top 10.

Ryan Kainalo: Presente na Seleção Brasileira Júnior, o jovem de 16 anos é natural de Ubatuba (SP) e possui os principais títulos e números da categoria amadora. Recentemente, chocou a Europa ao chegar na semifinal de um torneio profissional, assim como o título sub-16 do Rip Curl Grom Search. É um dos líderes do ranking profissional WQS da América Latina (Top 5).

Luara Mandelli: Campeã sub-14 do maior circuito de surf amador do Brasil, vencedora do Open e Sub-14 do Circuito Paranaense de Surf Amador e terceiro lugar no Red Bull Pool Clash. Em 2021, participou de 16 torneios e faturou 12 vitórias. Com esse currículo, a paranaense Luara Mandelli, de 14 anos, já desponta como um dos principais nomes femininos do ‘Brazilian Storm’.

Pablo Gabriel: Natural de Cabo Frio (RJ), tem 13 anos e é bicampeão sub-12 do maior circuito amador de surf do País. Não à toa, ela tem patrocínio da Rip Curl e integra a seleta equipe de Gabriel Medina pela marca. Em maio, ele foi campeão sub-14 do Circuito ASN Nova Geração 2022.

Vini Palma: Local da Praia Grande (SP), tem apenas 10 anos e já foi campeão paulista e sul-americano sub-10 de surf. Recentemente, fez a sua estreia no âmbito brasileiro. Em 2021, foi campeão do Circuito Sculp APGS nas categorias sub-10, 12 e 16. O próximo foco dele é conhecer as principais ondas mundiais.

Tainá Hinckel: Campeã da primeira etapa brasileira do renovado CBSurf PRO, Tainá coleciona diversas conquistas ao longo desse início de carreira. Aos 18 anos, a garota da Guarda do Embaú (SC) já foi campeã sul-americana pro júnior e compete diante dos principais nomes da modalidade. Seu grande sonho é se tornar a primeira mulher a ser campeã mundial representando as cores do Brasil.

Ryan Coelho: Em seu primeiro ano de competição, foi campeão estadual vencendo nove das 10 etapas disputadas. Só com esse início, percebe-se o quanto o jovem paranaense de 14 anos é diferenciado. Em 2016, como atleta do Instituto Gabriel Medina, ele disputou 21 eventos dentro e fora do Brasil. Em 2018, tornou-se o mais jovem surfista do País a ser campeão do WSA, em San Diego (EUA). Além disso, foi vice-campeão do Asian Surf Co Grom Patrol, em Bali, nas categorias sub-12 e 14, assim como foi ao pódio no Rip Curl Grom Search, em Garopaba, no sub-14.