Pular para o conteúdo

5 motivos para tomar um multivitamínico

Photo by Raimond Klavins on Unsplash

Se você está se perguntando se realmente precisa ou não tomar um multivitamínico diário, o principal a saber é o seguinte: não importa o quão saudável você coma ou que tipo de dieta você siga, pode ser difícil para o seu corpo obter todos as nutrientes que precisa dos alimentos, o tempo todo. Toda dieta pode ter lacunas – seja você vegano, paleo, cetogênico ou aquele que come de tudo. E também há fatores fora de sua dieta que podem desempenhar um papel, como variações genéticas, sua idade e estágio de vida atual.

Vale lembrar, no entanto, que os suplementos não substituem um estilo de vida saudável. As escolhas que você faz todos os dias sobre nutrição, sono, exercícios, controle do estresse e outros fatores de estilo de vida influenciam drasticamente sua saúde e bem-estar.

A seguir, listamos cinco bons motivos que vão te convencer a incluir um multivitamínico em sua rotina diária:

Aumenta a imunidade

A vitamina C é um forte antioxidante conhecido por fortalecer o sistema imunológico. As vitaminas D e E também aumentam a imunidade. Essas vitaminas também podem ajudar a reduzir os sintomas de alergia.

Envelhecimento saudável

À medida que envelhecemos, nossas necessidades nutricionais aumentam. Ao mesmo tempo, fica mais difícil para o corpo absorver nutrientes. Medicamentos podem esgotar ainda mais nosso corpo de nutrientes. Um multivitamínico pode compensar essas deficiências.

Reduz o risco de câncer

O uso de vitaminas tem sido associado a uma diminuição do risco de alguns tipos de câncer. Um estudo recente com 14 mil homens com 50 anos ou mais descobriu que a suplementação diária de multivitamínicos “reduziu significativamente o risco de câncer total”.

Apoia a saúde dos olhos

 As vitaminas A, C, E, Niacina (B3) e o selênio apoiam a saúde dos olhos. A luteína e a zeaxantina também protegem os olhos das ondas de luz nocivas. Estudos mostraram que multivitaminas contendo essa combinação podem reduzir o risco de degeneração macular.

Bom para o coração

Pesquisas também mostram que tomar um multivitamínico de alta qualidade pode reduzir as doenças cardiovasculares. A doença cardíaca é a principal causa de morte em homens e mulheres nos EUA. Vitaminas B1, B2, B6, K1, Niacina (B3), CoQ10 e magnésio, todas desempenham um papel na saúde cardiovascular.