Pular para o conteúdo

10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

No geral, os alimentos que são capazes de aumentar a imunidade são as frutas e vegetais. Quando paramos para saber quais desses alimentos conseguem ser benéficos para nós, nos deparamos com várias opções. Algumas delas são:

  • Morango;
  • Brócolis;
  • Laranja;
  • Peixes.

Todos os alimentos citados acima são ricos em nutrientes e ajudam na formação de células do sistema imunológico.

Na maioria das vezes, esses alimentos estão presentes em estabelecimentos que possuem climatizador para fábricas, visto que esse tipo de equipamento consegue proporcionar o clima ideal, preservando os alimentos da melhor maneira possível.

Além de ajudar o sistema imunológico, esses alimentos também auxiliam na proteção das células do organismo contra alterações que podem levar a problemas sérios, como o câncer, por exemplo.

Inclusive, optar por esses alimentos pode te ajudar a combater infecções, mesmo que sejam bacterianas, fúngicas ou virais.

Contudo, vale se atentar nos estabelecimentos que você costuma comprar os seus alimentos, já que eles podem estar sendo conservados de maneira errada, contribuindo para que você desenvolva, futuramente, alguma doença.

Compre apenas de empresas que possuem a higienização do ambiente em dia, sendo ideal ter uma empresa de limpeza química industrial auxiliando, e não se esqueça de até mesmo verificar a integridade dos produtos e a estrutura do ambiente.

Já que os alimentos podem estar sendo conservados de maneira errada, e assim contribuindo para que você desenvolva futuramente alguma doença ou complicação por conta disso.

Por sua segurança, você pode se informar nos estabelecimentos quais são os processos de conservação que eles fazem, incluindo documentações como a renovação alvará vigilância sanitária, para saber se o local está em conformidade com a lei.

Engana-se quem acha que as vantagens desses alimentos se limitam apenas aos benefícios citados acima. Na verdade eles também podem reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo com o corpo.

Portanto, vale a pena saber quais são os alimentos que possuem excelentes propriedades que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Dito isso, as opções são:

1. Morango

O morango é uma fruta rica em vitamina C que, por sua vez, é uma vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo.

Geralmente, esse alimento é conservado em lugares que possuem a mesma temperatura que tem em um climatizador e umidificador industrial, já que o morango precisa estar em um clima favorável para a sua preservação.

Essa defesa ocorre pelo aumento da produção de células do sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções.

De acordo com os estudos desenvolvidos sobre a vitamina C, foi possível observar que ela pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas.

Vale dizer que o recomendado é consumir entre 100 a 200mg de vitamina C por dia para que o seu corpo possa evitar futuras doenças.

Caso queira, há várias dietas inspiradas nos alimentos ricos em vitamina C para melhorar o funcionamento do corpo, e além disso tornar o aspecto visual da pele melhor.

2. Batata doce

Outro alimento que é super nutritivo para o corpo humano é a batata doce, que possui vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune.

Por mais que a batata doce seja vendida em praticamente qualquer local, opte pelo estabelecimento que possui uma estrutura limpa e organizada.

Além de verificar, existe uma empresa de instalação elétrica industrial dando auxílio em manter o ambiente refrigerado, dessa maneira, prezando pela conservação do alimento.

Assim como aconteceu com a vitamina C, estudos também foram desenvolvidos para conhecer mais sobre a vitamina A, uma propriedade que possui efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos na alimentação diária.

3. Salmão

O salmão é um alimento rico em ômega 3, que favorece na regulação das células de defesa do sistema imunológico, além de possuir várias propriedades que promovem uma qualidade de vida melhor.

Se preferir, você pode usar sílica gel para alimentos para que possa absorver a umidade do salmão para que, posteriormente, possa ser preparado para consumo.

Vale destacar que o salmão é um alimento muito recomendado pelos profissionais para tratar o sistema cardiovascular.

4. Sementes de girassol

Pelo fato de ser rico em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol consegue entregar uma proteção maior nas células do organismo contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres.

Vale destacar também que as sementes de girassol são ricas em zinco, um mineral muito importante para auxiliar no funcionamento do sistema imune.

Além disso, trata-se de um alimento natural que não precisa passar por processos industriais, como o óleo lubrificante para indústria alimentícia.

5. Iogurte natural

O iogurte natural é um alimento rico em probióticos, que são conhecidas como bactérias “boas” para o intestino, visto que elas ajudam a regular a resposta do sistema imune perante um agente infeccioso, além de fortalecer todas as defesas do corpo.

Por sua vez, ele precisa estar em um ambiente com clima controlado, e em casos de estabelecimentos comerciais, o empresário deve ter sempre contato com uma assistência técnica de redutores para manter seus maquinários e assim não comprometer o produto.

6. Frutos secos

Os frutos secos são outras opções que a maioria das pessoas podem gostar, já que eles envolvem as amêndoas, amendoins, noz do Pará ou a castanha de caju, que são ricos em zinco e atuam na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.

O zinco é outra propriedade que merece ser destacada nesse artigo, já que ele possui um papel fundamental no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, que são células de defesa bastante importantes para o sistema imunológico.

7. Spirulina

A spirulina, por sua vez, pode ser um dos alimentos menos conhecidos dessa lista. Trata-se de um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional, já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina.

Todas essas propriedades ajudam a estimular a produção de células de defesa do organismo, além de fortalecer o sistema anti-inflamatório.

Esse suplemento costuma ser comercializado em forma de pó, podendo ser acrescentado em sucos e vitaminas, ou, caso queira, ele também pode ser consumido através de cápsulas.

8. Linhaça

Esse alimento pode ser consumido tanto em forma de semente, quanto por óleo, promovendo o aumento das defesas do organismo, já que ele é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que são capazes de ativar e estimular as células do sistema imunológico, exercendo função anti-inflamatória.

A linhaça pode ser usada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos e pode ser acrescentado no iogurte ou nas saladas.

9. Alho

O alho faz parte do grupo de alimentos mais populares, visto que ele está presente na receita da grande maioria dos brasileiros.

Por sua vez, ele é bastante utilizado para aumentar as defesas do organismo, isso porque um composto sulfurado chamado alicina, que exerce a atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Vale dizer também que o alho ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas, que afetam a microbiota normal do intestino, assim como diminuem a resposta inflamatória do organismo, regulando e deixando mais responsiva o sistema imunológico.

10. Cúrcuma

Mais um que participa do grupo dos alimentos menos conhecidos, a cúrcuma é, na verdade, uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que exerce a função de ser um antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres.

A raiz também consegue estimular a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que atuam destruindo as células infectadas e ativando os macrófafos.

O principal modo de utilização dessa raiz é usá-la como tempero nos alimentos, contudo a cúrcuma também pode ser usada em infusões ou em cápsulas.

Como manter essa rotina de alimentação saudável?

Se manter em uma rotina alimentar pode ser o grande vilão para conseguir a tão sonhada saúde, pois o custo elevado desses alimentos pode ser o seu grande obstáculo para conquistar esse objetivo.

Mas não se preocupe, por se tratar de alimentos simples como listamos no decorrer do texto, como frutas e verduras do nosso dia a dia, essa dieta acaba sendo muito econômica e compensando muito para sua saúde.

A grande dificuldade de se manter nessa rotina advém do custo de comidas saudáveis na rua, como marmitas e os tão famosos “pokes”, pois as comidas chamadas “fitness”, por mais simples que sejam, têm um custo elevado em aplicativos de delivery.

Então seja prático e simples, leve de casa, pois são alimentos de rápido e fácil preparo. Ainda assim vale ressaltar que consumir alimentos como amêndoas e gengibre podem ser um forte aliado no fortalecimento da imunidade. Confira:

Amêndoas

Pelo fato de ser um fruto rico em vitamina E (24 mg por cada 100 g), consumir as amêndoas exerce propriedades imunomoduladoras, visto que essa vitamina ajuda a regular as células do sistema imune, como as células T, os macrófagos e as células dendríticas, diminuindo a incidência de doenças infecciosas.

Gengibre

Assim como a cúrcuma, o gengibre também é uma raiz, mas que possui gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Elas ajudam a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, sendo a mais famosa a diabetes e obesidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.