Pular para o conteúdo

6 dicas para criar miniaturas atrativas para o seu canal do YouTube

O seu canal do YouTube não está tendo o desempenho que gostaria? Não encontrou a melhor forma de dar ao seu canal a coerência que o ajude a consolidar a sua marca? O seu conteúdo é bom mas os visitantes não regressam? O problema pode estar nas miniaturas dos seus vídeos.

A miniatura é a imagem estática que apresenta os vídeos no YouTube ou em outros websites que integram vídeos daquela plataforma nas suas páginas. Como é evidente, a qualidade dessa imagem pode ser determinante para levar as pessoas a visualizar os seus vídeos. 

Para criar uma miniatura atrativa para os seus vídeos, deverá ser capaz de empregar algumas técnicas elementares de edição gráfica, como tirar fundo de imagem, ajustar as dimensões, a resolução e a proporção, ou usar as cores corretas para a visualização em ecrãs. 

A importância da miniatura

A principal função da miniatura é obviamente gerar o maior número de visualizações possível no seu vídeo. A partir do momento em que a miniatura consegue captar a atenção dos utilizadores e levá-los a clicar, poderá levá-los a ver outros vídeos do seu canal e até a subscreverem-no.

A miniatura deverá retratar fielmente o conteúdo do seu vídeo, para não fazer sentir o utilizador defraudado. Deve gerar interesse no seu vídeo, sendo chamativa e esteticamente agradável. E deve, por fim, ser um elemento que consolide a imagem de marca que você criou para o seu projeto.

Como criar uma miniatura atrativa

1. A imagem como elemento central

Independentemente de usar outros elementos gráficos na sua miniatura, a imagem escolhida para a preencher deverá ser de qualidade. Apesar de o YouTube selecionar uma imagem do seu vídeo para usar como miniatura, você pode não utilizar essa imagem na sua miniatura. 

Tenha em mente que uma imagem de elevada resolução e qualidade é sempre mais atrativa que uma frame algo pixelizada retirada a partir do seu vídeo, ou seja, extraída de uma imagem em movimento e comprimida pelos algoritmos do YouTube.Faça contacto ocular

2. Faça contacto ocular

A utilização do rosto nas miniaturas já provou ser bastante rentável na captação de visualizações. Podem ser empregues várias técnicas para ampliar a importância do rosto nas miniaturas. Desde enfatizar as expressões faciais para transmitir emoções de forma mais evidente, até alterar completamente as proporções do rosto para obter um resultado chocante. 

No que diz respeito à utilização do rosto, o cuidado no olhar é muito importante. Um olhar direto ao sujeito é preferível. O olhar deverá transmitir eficazmente o estado de espírito do vídeo sem ser teatral.

3. Seja coerente

A consistência das opções estéticas e gráficas das suas miniaturas é um aspeto que não deve ser desconsiderado. Mantenha essa consistência utilizando um modelo pré definido, o tamanho e o estilo do texto e as opções cromáticas. 

Utilize o logótipo do seu canal ou da sua marca nas miniaturas. Caso crie uma lista de reprodução ou uma série de vídeos relativos à mesma temática, mantenha ainda maior coerência nas suas miniaturas.

4. Contraste com parcimônia

O contraste de cores da sua miniatura é determinante. Demasiado contraste cria ruído. Pouco ou nenhum contraste é só aborrecimento. O maior contraste possível que você pode usar é entre as cores preto e branco. Já um contraste menor pode ser encontrado entre o vermelho e o laranja, por exemplo. 

A opção mais correta é a escolha por complementaridade de cores. Embora seja possível utilizar cores distintas entre si, estas devem ser contrastantes de uma forma equilibrada e com bom gosto.

5. Use a tipografia adequada

A tipografia é a letra que você escolhe para o texto da sua miniatura. Não deverá usar vários tipos de letra no mesmo texto. Tenha em atenção que alguns tipos de letra não possuem acentos ou cedilhas. 

A escolha do tipo de letra também se deve manter consistente de vídeo para vídeo, de modo a consolidar as suas opções estéticas. Procure tipos de letra invulgares ao invés dos  que são utilizados em blocos de texto para leitura. 

6. Use o texto para dar contexto

A utilização do texto nas miniaturas é indispensável. Não utilize demasiado texto nem pedaços de texto dispersos em diferentes pontos da miniatura. 

Não se esqueça que o título do seu vídeo pode complementar o texto da miniatura, pelo que este deverá conter poucas palavras, ser apelativo e resumir eficazmente o conteúdo do vídeo.

Conclusões

Na hora de publicar o seu vídeo não desvalorize a importância da miniatura. Muitos criadores de conteúdos se contentam com a escolha que o YouTube faz automaticamente para as miniaturas dos seus vídeos, e são penalizados por isso. 

Tome nas suas mãos a criação e edição das suas miniaturas de vídeo e aproveite todo o potencial dessa imagem para fazer crescer o seu canal e levar os seus conteúdos a mais utilizadores do YouTube.