Pular para o conteúdo

Anorexia nervosa: conheça mais sobre o tema e veja como tratar

O problema da anorexia é algo que vem ganhando uma repercussão cada vez maior na sociedade, diante da presença desse tipo de enfermidade. Principalmente em relação ao público feminino, com um destaque maior para a parcela jovem.

Uma doença que possui uma origem psicológica, no entanto, vem crescendo assim como uma pandemia. E a razão para essa preocupante amplitude está na presença das mesmas condições que vem atingindo esse público mundialmente, por meio de condições sociais.

Como o julgamento que os jovens recebem na internet. Algo amplificado com o padrão corporal que costuma ser estipulado pela mídia de uma forma geral, por meio de filmes, séries e agora com um destaque maior para os conteúdos compartilhados via redes sociais.

Isso porque o consumo de conteúdos diversos por meio das plataformas digitais vem se tornando um tópico comum, entre as mais variadas faixas de idades e perfis. Algo positivo para um fornecedor de acessórios para airless, por meio da oferta de anúncios.

No entanto, esse contato frequente com o público, com um usuário sendo exposto a conteúdos diversos em um espaço de tempo excessivo, é capaz de trazer graves danos para a saúde mental desse indivíduo, ainda mais quando são conteúdos ruins.

Como com o compartilhamento de anúncios questionáveis, com produtos ou serviços prejudiciais ao corpo e mente dos usuários. Muitos deles propondo o alcance a um perfil de corpo específico, por meio de remédios e dietas não prescritas por um médico.

Pois por mais que buscar cuidar do seu corpo, para perder alguns quilos ou algo similar, não seja algo negativo, é importante cuidar com o auxílio de bons profissionais de saúde, como é o caso de um nutricionista e um acompanhante físico, para estipular o seu treino.

Um profissionalismo que deve ser exigido da mesma forma em que um negócio precisa contar com um licenciamento ambiental simplificado, antes da início às atividades comerciais de um estabelecimento, garantindo que não exista nenhum dano ambiental.

E a discussão sobre a forma correta de cuidar do seu corpo de fato precisa ser visto com importância. Justamente para evitar a procura por tratamentos negativos, capazes de trazer danos tanto para o corpo, como para a mente do então paciente.

Um debate necessário de ser feito, diante dos casos que podem ser vistos hoje de anorexia nervosa. E para compreender os motivos por trás do surgimento dessa doença, é importante entender como ela funciona, além dos seus sintomas presentes.

Anorexia nervosa: A mente pode prejudicar o corpo

Uma grande parte das doenças conhecidas possuem origem e consequências físicas. Mas esse tipo de característica não costuma se associar a todas as enfermidades existentes, já que existem aquelas de razão psicológica. E muitas vezes o corpo e a mente se associam.

Esse é justamente o caso da anorexia nervosa, uma doença que se apresenta por meio da falta de nutrição de um corpo, causada não pelo acesso limitado à fonte de nutrientes, mas sim por uma escolha do próprio enfermo, que se recusa a comer por certos motivos.

Não à toa sendo taxada como um distúrbio alimentar, onde, diante de um receio em engordar, o indivíduo passa a se alimentar mal, e em casos mais graves até mesmo deixar de comer. Tudo para alcançar um perfil físico ideal, por mais que ele não exista.

Pois enquanto no setor industrial existem certas normas estipuladas, como as regras a serem seguidas por uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, para garantir o seu melhor funcionamento, quando se trata de um tratamento humano a situação é outra.

Até porque, de forma contrária ao que é apresentado pelos meios de comunicação, não existe um padrão físico a ser adotado, mas sim uma imposição da mídia, que acaba refletindo negativamente na mente da sociedade, que se sacrifica pelo corpo ideal.

Essa busca associada ao desconforto com o próprio corpo, principalmente durante a adolescência, um período repleto de mudanças físicas, acaba por fazer com que os números de anorexia nervosa cresçam exponencialmente entre diferentes públicos.

Doença essa que pode ser tratada com uma visão distorcida do seu próprio corpo. Uma deformação psicológica que faz com que a pessoa nunca se sinta confortável consigo mesmo, passando então a tomar medidas drásticas para alcançar esse padrão irreal.

Por ser uma doença de origem psicológica, é comum que os seus sintomas físicos surjam de acordo com o tempo que o indivíduo apresenta tal enfermidade. Sendo difícil de ser medida por equipamentos para laboratório médico, por exemplo.

Na verdade, os indícios de uma anorexia nervosa muitas vezes podem ser facilmente percebidos por quem convive com alguém que está sofrendo desse mal. Entre os sintomas que podem ser observados, é válido destacar os mais comuns, como:

  • Perda rápida de peso sem justificativa;
  • Pele muito seca;
  • Fraqueza no corpo;
  • Rejeição em participar de refeições.

Um conjunto de comportamentos que ao se apresentarem de forma constante podem ser sinais de um caso de anorexia nervosa. Ainda mais quando esses sintomas encontram-se combinados.

Questão que precisa ser vista com atenção, pois em casos mais graves, esse caso de anorexia pode se tornar um problema ainda maior para essa pessoa. Principalmente pela falta de nutrientes no corpo, tornando a pessoa vulnerária contra outras doenças.

No que pode prejudicar a saúde, além das suas relações pessoais, incluindo sua vida profissional. Afinal, como alguém pode se dedicar a desenvolver diferentes modelos de brindes personalizados bloco de anotações, se não possui forças para ser criativo?

Um exemplo que mostra como a anorexia nervosa é responsável por consequências tanto ao corpo como à mente, sendo assim uma doença tanto física como psicológica.

Os danos da anorexia ao corpo e a mente

A relação harmônica entre o corpo e a mente é destacada pelos seus benefícios para as mais diferentes finalidades. Seja para o trabalho, para os esportes, estudos, entre outros propósitos. O mesmo pode ser dito sobre o tratamento da sua saúde.

Até porque muitas enfermidades físicas possuem origem psicológica. Assim como um sintoma físico, como o surgimento de acnes em excesso, por exemplo, podem prejudicar o psicológico de alguém, ao se sentir esteticamente inferior ao restante da sociedade.

O mesmo ocorre em relação ao peso de uma pessoa, com os casos de anorexia tendo uma causa mental. No que se destaca a importância de recorrer à ajuda de um terapeuta para discutir as causas desse desconforto consigo mesmo, podendo ser o causador da anorexia.

Pois da mesma forma que um leitor biométrico para controle de acesso deve constar com os dados dos funcionários de um fábrica, para liberar a entrada e saída desses profissionais, o tratamento para anorexia deve contar com conhecimentos sobre sua razão.

Para com base nisso encontrar o tratamento adequado para essa doença. Uma ajuda que comece na mente, para depois ter os seus efeitos refletidos também em seu corpo. Ainda mais diante das diferentes formas com que ambos os campos reagem a essa enfermidade.

Danos da anorexia ao corpo

A perda excessiva de peso é a caraterística mais comum de ser vista por quem sofre de anorexia. Uma diminuição que costuma seguir de forma descontrolada caso não seja adotado um tratamento adequado, já que essa pessoa nunca se sente bem com seu corpo.

Essa perda de massa pode causar também outras enfermidades. Sintomas que podem ser vistos no seu dia a dia como:

  • Tontura;
  • Desequilíbrio;
  • Desmaios;
  • Desidratação.

Pontos que podem prejudicar também a força de trabalho desse indivíduo. O impedido de atuar na prestação de serviço de armazenagem, seja como um trabalhador braçal ou como alguém que age no escritório, já que ambas atividades exigem energia do funcionário.

No caso das mulheres, a anorexia pode prejudicar até mesmo o seu ciclo fértil, por meio de uma menstruação irregular. Em alguns casos podendo haver até mesmo a falta de um ciclo menstrual. Características que prejudicam o corpo, mas também à mente.

Danos da anorexia à mente

Por mais que a anorexia nervosa seja uma doença de raiz psicológica, a atenção para os seus sintomas costuma muito estar voltada para aqueles de porte físico. Enquanto isso, os índicos mentais acabam sendo menosprezados, entre eles:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Comportamento impulsivo;
  • Isolamento social.

Atributos que também podem prejudicar o funcionamento de alguém em diversas atividades, seja em seu ofício no serviço de impressão para empresas, ou até mesmo em algo de razão coletiva, como um encontro de familiares em um churrasco com piscina.

Situação no qual o desconforto com o seu corpo, faz com que as pessoas se sintam inseguras, tendo uma visão distorcida de si, a ponto de se achar gorda e procurar perder ainda mais peso.

Ou seja, um perigoso círculo vicioso que deve ser parado. Para o bem-estar tanto físico, como emocional de alguém que sofre de anorexia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.