Pular para o conteúdo

Câncer de cabeça e pescoço: cerca de 85% dos diagnósticos são relacionados ao consumo de álcool e tabaco

O assunto ganhou relevância internacional ao longo dos anos, tanto que no dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção à doença

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para um dado preocupante: cerca de 76% dos casos de câncer de cabeça e pescoço só são diagnosticados quando chegam ao estágio avançado. Isso significa maior dificuldade no tratamento e aumento da mortalidade. São, ao todo, mais de 500 mil novos casos da doença por ano no mundo e, aproximadamente, 85% dos diagnósticos são relacionados ao consumo excessivo de tabaco. Se associado ao consumo de álcool, a probabilidade de adquirir a doença aumenta em até 30 vezes. O tema é tão relevante que em 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, criado para estimular a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento.

O câncer de boca geralmente se aloja em regiões como a bochecha, língua e porção inferior, céu da boca e gengiva. Ainda segundo o INCA, este é o quarto tumor que mais acomete indivíduos do sexo masculino na região sudeste. Já os tumores que aparecem na laringe são responsáveis por cerca de 25% da via aerodigestiva superior. “É importante dizer que estes tipos de tumores são responsáveis por atingir cerca de três vezes mais os homens do que as mulheres, especialmente os que têm mais de 55 anos”, alerta o médico William Nassib William Junior, diretor médico do Centro de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, hub de saúde que é uma das principais referências no país para este tratamento.

Os sintomas destes cânceres são característicos e o indivíduo precisa ficar atento. Os mais comuns são dores intensas e persistentes na boca, feridas na via aerodigestiva que não cicatrizam, rouquidão que se estende por mais de duas semanas, nódulos no pescoço, perda de peso e falta de apetite.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de biópsia. No procedimento, é retirado uma amostra do tecido diretamente no local da lesão ou extraído por meio de punção lombar com a ajuda de exames de imagem. “Após a confirmação do câncer é necessário a realização de exames complementares para saber, por exemplo, qual o estágio da doença ou se ele já se espalhou para outras áreas”, afirma o oncologista.

Segundo o médico, esse estágio é dividido em três etapas. Nos casos iniciais, por exemplo, o tumor se caracteriza por seu tamanho pequeno e restrito apenas ao local onde se manifestou. Já nos casos localmente avançados, o câncer se apresenta em tamanho maior, com acometimento de gânglios do pescoço. Já na fase mais avançada, conhecida como metástase, o tumor já se disseminou para órgãos mais distantes como pulmão e ossos, por exemplo.

Tratamento

De acordo com o médico William, o ponto mais importante para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço é uma avaliação multidisciplinar com cirurgião, oncologista clínico e radioterapeuta. Na BP, os pacientes contam ainda com um ambulatório integrado, que inclui uma equipe multidisciplinar com serviços de nutricionista, fonoterapeuta, no modelo câncer center, que proporcional uma jornada otimizada, mais ágil e efetiva para o paciente. Segundo o médico da BP, para combater esses cânceres são necessários entrar com dois ou até três modalidades de tratamentos. “Em muitos casos é necessário a realização de cirurgia e radioterapia. Já em outras oportunidades, é preciso a combinação de radioterapia com quimioterapia e, mais recentemente, a imunoterapia. Em situações mais extremas, optamos pelos três tratamentos de forma sequencial ou simultânea”, finaliza o médico.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A instituição conta com mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades) e Jardim América.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 3 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.