Pular para o conteúdo

Caiu a temperatura? 5 indicações de filmes sobre tecnologia para você assistir, aprender e curtir o frio

Executivo do Grupo FCamara indica longas-metragens para quem deseja se aprofundar no universo de TI e ainda ter bom entretenimento

O mercado de tecnologia está em constante mudança. Cada vez mais novos aplicativos são criados e dispositivos são atualizados. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), os investimentos em tecnologia no Brasil devem aumentar 14% em 2022, na comparação com o ano passado – um sinal de que muita novidade ainda deve vir por aí. Em um setor em constante transformação e crescimento, é essencial se manter antenado.

“Saber mais sobre tecnologia em um mundo tão automatizado como o que vivemos hoje em dia e onde todos estão conectados de alguma forma é essencial. E o aprendizado pode vir de muitas fontes, inclusive é possível aprender enquanto realizamos uma atividade de lazer, como assistir a um filme”, afirma Joel Backschat, host do Podcast Orange Juice e CIO do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Por isso, Joel selecionou cinco filmes que abordam tecnologias e que trazem aprendizado junto a um bom entretenimento. Confira:

1. Matrix

O filme traz uma realidade simulada, criada por máquinas. Os humanos servem de baterias das máquinas, onde são alimentados e produzem energia para essas máquinas. Além disso, o filme traz bastante coisa sobre a realidade virtual, ainda recente e em implementação para nós, mas já falada em seus filmes.

2. Her

O drama conta a história de um jovem que se apaixona por uma máquina, mas na verdade, achava que ela era uma mulher praticamente muda. O filme gira em torno do objetivo de retratar que as inteligências artificiais podem ser cada vez mais próximas aos humanos, levando afeto em seu formato digital.

3. Ex_Machina: Instinto Artificial

O filme relata a experiência de um programador de destaque que ganha um concurso na empresa em que trabalha e recebe a oportunidade de passar uma semana na casa do presidente da companhia. Lá, acaba descobrindo que foi escolhido para participar de um teste com a última criação do seu chefe, um robô com inteligência artificial. Porém, conforme os testes evoluem, a criatura se mostra surpreendente e o jovem não sabe mais em quem pode ou não confiar.

4. Chappie

Esse filme de ação futurista conta a história de policiais humanos que são substituídos por robôs ultra resistentes de inteligência artificial. O cientista que criou as máquinas tenta trazer os robôs de uma formato mais próximo de humanos, fazendo com que sinta e pense por si próprio, fator que para o governo não é favorável, e, por isso, tentam acabar com ele.

5. O Jogo da Imitação

Um aluno da Universidade de Cambridge é chamado pela agência de inteligência britânica MI6 para desvendar códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que os criptógrafos acreditavam ser inquebrável. Eles inventam uma máquina capaz de decifrar esses códigos e obtém sucesso na tarefa.

 

Sobre o Grupo FCamara 

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.