Pular para o conteúdo

Hora de tirar os casacos do armário? Conheça 7 dicas para cuidar e perfumar suas roupas de inverno

  • MODA

Com a chegada do inverno e constantes mudanças de temperatura, é hora de tirar aquelas peças mais pesadas do armário. Os looks de inverno têm tecidos diferentes e precisam de um cuidado especial para manter a maciez e o perfume, por isso é importante sempre ouvir o que dizem os especialistas de cuidado com as roupas.

1. Roupas de lã

Apesar de grossas, as peças de lã são muito delicadas, então o mais indicado é lavar a mão. Se preferir lavar na máquina, coloque a peça em sacos de lavagem e use o ciclo de roupas delicadas. Na hora de enxaguar, não torça a peça, use uma toalha limpa para tirar o excesso de água.

“Para garantir maciez coloque no compartimento da máquina ou diretamente na água a quantidade de amaciante indicada na embalagem e deixe agir. Prefira os amaciantes de roupa cuja fórmula tenham benefícios extras como: manutenção da cor, evitar o esgarçamento da peça e formação de bolinhas, que são ainda mais complicadas de tirar das roupas de lã”, explica Helen Camargo, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento na área de produtos de Cuidado para a Casa da Unilever.

2. Paletós e Blazer

Deixe as peças de molho por 30 minutos em um balde com detergente líquido e água. Em seguida, esfregue com cuidado os locais que costumam sujar mais, como colarinhos e axilas, e enxágue com água fria. Dilua em água a quantidade indicada de amaciante e mergulhe a peça algumas vezes.

“O processo de lavagem pode ser agressivo para as fibras das roupas, contribuindo para o desgaste dos tecidos. A nova fórmula de Comfort foi desenvolvida para ajudar a evitar a quebra das fibras, aumentando a vida útil da peça. Assim, preservamos as roupas e evitamos mais descartes no meio ambiente”, reforça Helen.

3. Moletons

Para evitar o desgaste da coloração, uma dica é colocar a peça do avesso na máquina de lavar roupa.

“Ao tratar a peça com amaciante, que traz os benefícios de um tratamento intensivo fio a fio, o produto fará com que suas roupas durem mais ajudando a manter as cores vibrantes por mais tempo”, explica a especialista.

4. Secagem

Além dos cuidados na hora da lavagem, é importante ter um pouco de atenção na hora de colocar a roupa para secar. Evite pendurar as peças mais pesadas no varal para não deformá-las, principalmente as que não podem ser passadas. Em vez disso, coloque-as sobre uma toalha e deixe ao sol ou à sombra, se assim indicar na etiqueta.

5. Armazenagem das roupas

Ao guardar as roupas, coloque-as em sacos herméticos, dessa forma, além de economizar espaço, você mantém a roupa perfumada por mais tempo.

“O perfume de roupa limpa é um dos prazeres da vida adulta e pensando em proporcionar essa sensação de felicidade da vida adulta para o consumidor, a nova fórmula de Comfort possui a tecnologia de cápsulas de perfume, que libera fragrância gradativamente durante todo o processo de limpeza das peças, se estendendo inclusive durante o uso de suas roupas, promovendo aquela sensação de frescor e reduzindo a percepção de mau odor”, explica a Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, na área de produtos de Cuidado para a Casa da Unilever.

6. Cuidado com a umidade

É fundamental estar atento à umidade, pois ambientes úmidos favorecem a proliferação de mofo nas roupas. Colocar saquinhos com sílica gel, cal ou pedacinhos de giz nas gavetas e espaços do guarda-roupa ajuda nesse controle, pois eles absorvem a umidade do ambiente, garantindo roupas limpas e cheirosas por muito mais tempo.

7. Sem tempo para lavagem

“Uma dica extra para quando você quer repetir aquela jaqueta ou calça jeans que usou no dia anterior, mas apesar de não estar suja perdeu o aspecto de roupa limpa é usar uma solução revitalizadora que desamassa a roupa sem a necessidade de passar que contém um perfume refrescante e ainda neutraliza os maus odores, como de fritura, tabaco, fumaça ou suor. Comfort Refresh, por exemplo faz tudo isso num spray, entregando a funcionalidade que nós procuramos para a nossa rotina corrida”, destaca Helen Camargo.

Anotou tudo? Agora é só adotar esses cuidados e ser feliz com roupas macias e perfumadas no inverno e durante todo o ano!