Pular para o conteúdo

6 dicas para decorar seu apartamento alugado

É possível fazer modificações no apartamento sem quebrar as regras do contrato de aluguel e deixá-lo de cara nova; aprenda como com nossas dicas

Com o atual cenário econômico do Brasil, a maior parte da população não tem a possibilidade de comprar sua casa própria, sendo necessário encontrar um local para alugar. Só que, para os amantes de decoração, esse pode se tornar um empecilho, já que um apartamento alugado, por exemplo, tem diversas limitações que impedem de deixá-lo com sua cara.

No entanto, se engana quem acha que, só por ser alugado, seu novo lar precisa ser um lugar sem graça. É possível encontrar um apartamento para alugar, decorá-lo e dar personalidade a ele, respeitando as regras e os limites para mexer no imóvel. Veja abaixo seis dicas para decorar seu apartamento alugado!

1. Compre móveis práticos e de tamanho padrão 

Uma das coisas mais importantes para se atentar no momento de decorar seu apartamento é dar preferência para móveis de tamanho padrão, ao invés de sob medida. Dessa forma, você não gastará dinheiro com algo que talvez não funcione ou caiba em outro espaço, caso se mude.

Outro ponto para ficar ligado é a praticidade. É interessante buscar itens básicos, multifuncionais e de cores neutras, para que combinem com qualquer ambiente. Um gabinete de banheiro solto, por exemplo, traz uma nova cara ao local e ainda ajuda a organizá-lo.

2. Decorar as paredes

A maneira mais simples de mudar um ambiente é pintando as paredes. Apesar de ser necessário entregar o apartamento da mesma forma com a qual ele foi alugado, isso não proíbe o locatário de alterar as cores do local. Basta repintar quando for devolvê-lo.

Caso você não queira fazer isso, é possível mudar usando boiseries, fitas isolantes, quadros com fixadores adesivos, letreiros em neon ou o bom e velho papel de parede.

3. Invista em iluminação indireta

Como não é possível alterar a fiação elétrica para trocar as lâmpadas e os interruptores de lugar, você pode usar abajures e luminárias para mudar a decoração.

4. Use e abuse das plantas

Uma outra maneira de transformar completamente o ambiente é usando plantas e flores. Além de deixar o lugar mais charmoso, você ainda contribui para a melhor circulação do ar da casa. É interessante espalhá-las por vários locais e usar vasos que ornem com o restante da decoração.

5. Troque o piso – sem quebrar o atual!

Existe solução até para quem deseja trocar o piso, caso ele esteja antigo ou desgastado. É só instalar um piso vinílico, disponível em diversos modelos no mercado, que pode ser aplicado por cima do piso existente. Quando for embora do imóvel, é só retirar.

Há também a possibilidade de recuperar pisos e azulejos antigos com tinta epóxi e instalar um deck de madeira no piso da varanda.

6. Lance mão de cortinas e outros itens têxteis

Se você prefere não mexer nas paredes, uma ótima ideia para colorir e trazer vida ao ambiente é utilizando cortinas, capas de almofada e travesseiros, mantas e tapetes. O legal é que dá para trocá-los ao longo do ano, o que muda totalmente o local. É como ter vários cômodos diferentes a cada troca!