Pular para o conteúdo

5 dicas do que não fazer em um intercâmbio

Quando falamos em intercâmbio sempre vem à cabeça pesquisar sobre dicas e informações sobre o destino e essa nova experiência. Mas você sabe o que não é interessante fazer? A CEO da Eagle Intercâmbio, explica tudo!

A experiência do intercâmbio é transformadora, acrescenta tanto na sua vida pessoal quanto na profissional, isso todos nós já estamos cansados de ouvir. Mas como vive-la da melhor maneira possível? Não existe uma fórmula perfeita.  Arleth Bandera, CEO da Eagle, primeira e única agência de intercâmbio feita 100% de brasileiros no Vale do Silício, dá algumas dicas do que não fazer durante a sua viagem, para que você consiga chegar o mais próximo possível do seu objetivo inicial.

“Essa experiência pode ser uma das melhores que alguém pode ter, conhecer um novo país, seus costumes e sua cultura. O aprendizado vai muito além do que apenas o de um novo idioma. Lá, aprendemos a lidar com a saudade de casa, família e a gerenciar os próprios gastos. Mas é bom ficar alerta, para se ter uma imersão total é interessante evitar algumas coisas”. pontua a CEO da Eagle Intercâmbio.

Confira algumas dicas do que não fazer durante sua vivência em outro país:

– Falar seu idioma nativo:

“Aqui entre nós, falar nosso idioma em um país estrangeiro é super confortável. Mas se esse for o método usado, pode ter certeza de que ele não te leva ao patamar de “bilíngue. Se o foco é aprender e aperfeiçoar outro idioma, sair da zona de conforto é o primeiro passo. Converse com os nativos, tente entender as placas, os cardápios, o principal é praticar!”, explica Arleth Bandera.

– Ficar preso na cultura:

“Sabemos que uma das partes mais legais, e particularmente a minha favorita, é a troca de culturas. Na prática podemos ficar presos à nossa e deixar de experimentar situações incríveis da cultura local. Não economize atenção na hora de observar os detalhes e se jogue nessa rica troca de conhecimento.”, alerta a CEO.

– Fazer amizades:

“Um dos erros mais frequentes e comuns para aqueles que ainda não dominam o idioma local e fazer amizade com pessoas do seu próprio país, outros intercambistas, apenas por conforto. Esse é um grande erro! Busque fazer amizades de todos os cantos do mundo, o maior mix de nacionalidades que você conseguir. Assim, além de aprender ou aperfeiçoar o idioma que está estudando, você pode aprender outros e a troca de conhecimento e cultura será muito mais gratificante.”, comenta Arleth Bandera.

– Visitar apenas lugares turísticos:

“Converse com a população local e descubra os lugares que eles frequentam, procure pequenos bares, restaurantes caseiros, comércios independentes, pontos fotográficos que nem todo mundo tem no Instagram e por aí em diante. É claro que visitar os pontos turísticos faz parte de toda viagem, mas quando se trata de um intercâmbio, no qual você tem mais tempo para conhecer a cidade, não se apegue apenas a isso.”, explica a CEO.

– Deixar as coisas para depois:

“Um erro que também é super comum entre os intercambistas é muita das vezes deixar as coisas para depois, achando que retornará naquele local. Quando se está viajando, conhecendo um lugar novo, tenha sempre em mente o espírito do “aqui e agora”. Quer entrar naquele lugar? Entre. Quer comer aquela comida? Coma. Quer comprar aquele objeto? Compre.”, conclui Arleth Bandera, CEO da Eagle Intercâmbio.

Bom, agora que você já pegou essas dicas, pode respirar com alívio, porque sua experiência será inigualável! O quê? Ainda não planejou seu intercâmbio? Entre em contato com a Eagle e fique por dentro de todos os programas e melhores opções para a grande aventura da sua vida.

Sobre: A Eagle intercâmbio é uma startup localizada no Vale do Silício (Califórnia), sendo a primeira agência de intercâmbio feita totalmente por brasileiros na região. Com clientes oriundos de diferentes localidades, a presença física da equipe da Eagle nos Estados Unidos e a parceria com escolas Canadenses, permite com que a empresa dê suporte em tempo real, aos seus alunos, entendendo e identificando as necessidades de cada um deles. Dessa forma, a startup faz parte de um seleto grupo de agências, com um dos maiores índices de aprovação de vistos para alunos brasileiros, carregando em sua trajetória até hoje mais de 1000 alunos brasileiros formados pela Eagle.

Para saber mais acesse: www.eagleintercambio.com