Pular para o conteúdo

Novas medicações para o câncer de próstata avançado e os 30 anos do PSA na prevenção do tumor

Destaques do Congresso Europeu de Urologia 

A capital holandesa recebeu milhares de urologistas neste de mês de julho. Amsterdã foi a sede do Congresso Europeu de Urologia, um dos mais importantes do mundo. O cirurgião brasileiro Dr. Marcos Dall’Oglio, referência nacional na cirurgia robótica urológica oncológica, acompanhou os debates e destaca o que considera mais relevante para a saúde urológica em 2022.

Atividade física no tratamento do câncer de próstata vigilante

Quando o paciente não tem indicação de cirurgia ou outros tratamentos porque o câncer de próstata é considerado de baixo risco é recomendado apenas o monitoramento com o urologista. Foi comentado sobre estudo Canadense que mostrou o impacto da atividade física para estes indivíduos. A prática esportiva aeróbica regularmente três vezes por semana faz com que haja uma melhora das funções hormonais, redução do estresse e fadiga, melhora da autoestima, reduzindo as preocupações com o tumor com melhora da saúde mental. A avaliação final mostrou que a qualidade de vida foi 30 a 50% melhor quando comparado aos indivíduos que realizam apenas atividades de rotina sem exercícios físicos.

Terapias-alvo para câncer de próstata avançado

Estudos recentes demostraram que as novas drogas Apalutamida, Enzalutamida e Darolutamida conseguem oferecer uma sobrevida de três anos, sem progressão da doença. Segundo o Dr. Marcos, é importante ressaltar que o câncer de próstata com alto risco de progressão, ou seja, aqueles indivíduos que faziam tratamento hormonal e mesmo assim o PSA volta a se elevar com tempo de duplicação inferior a 10 meses se beneficiam muito do uso das drogas-alvo porque elas impedem que surjam metástases, principalmente, nos ossos, prologando a expectativa de vida com qualidade. Foi destacado que estas drogas alvo também podem ser associadas a outros agentes quimioterápicos ou drogas como o Lutécio 177 e o Rádio 223.

Tratamento com Radioligantes: Também chamada de medicina de precisão, a droga oferece radiação especificamente direcionada às células cancerígenas. Especificamente no câncer de próstata houve mais de 50% de queda do PSA quando utilizado o Rádio ou o Lutécio.

Pet com PSMA: Este exame foi bastante comentado porque pode ser utilizado em diferentes situações do câncer de próstata.

Primeiramente pode ser utilizado no estadiamento do câncer de próstata de alto risco sendo superior na detecção de metástases com relação aos exames de imagens convencionais em 27% dos casos.

O Pet com PSMA também deve ser utilizado para avaliar a recorrência do câncer de próstata após falha da radioterapia ou da cirurgia, sendo superior na detecção de metástases em 24 a 44% quando comparado aos exames convencionais como TC, RNM e cintilografia.

Conheça mais sobre o Dr. Marcos Dall´Oglio:

  • Especialista em Oncologia Urológica
  • Membro Associações Americana e Européia de Urologia
  • Treinamento em Cirurgia Robótica na Harvard Medical School
  • Professor da USP
  • Professor de cirurgia robótica urológica na Santa Casa de Porto Alegre

www.drmarcosdalloglio.com.br

CURIOSIDADE: 

O Dr. Marcos é gaúcho e ficou conhecido primeiro como jogador de futebol. Na década de 80, o ex-volante Marquinhos chegou a ser campeão gaúcho pelo Internacional (1984). Aos 24 anos, optou pelo sonho de infância e deixou os gramados para concluir, em 1993, a faculdade de medicina (PUCRS). Atualmente, o urologista (55 anos), especialista em câncer do aparelho urinário e reprodutor masculino, é cirurgião em São Paulo e professor universitário (USP). Com treinamento em Cirurgia Robótica na Harvard Medical School é convidado a operar em outros estados brasileiros.

Em Porto Alegre, tem atuado no Hospital Santa Casa, onde treina médicos em cirurgias robóticas. O especialista, que é natural de Passo Fundo, conta que escolheu a medicina por vocação. “É gratificante fazer uma cirurgia delicada, retirar um tumor e com isto curar de uma doença letal, devolvendo dignidade e liberdade para voltar a viver plenamente”, destaca. Como cirurgião ou professor do ex-atleta já atuou em milhares de cirurgias, mas não gosta de falar em números porque para ele cada paciente é único, como o gol para os jogadores.

O ex-craque colorado, que já escreveu 11 livros técnicos, dezenas de capítulos de livros e mais de 160 publicações de artigos científicos para as revistas mais importantes da área, segue inspirado! A novidade para 2022 será o lançamento de um livro com histórias de futebol e medicina.