Pular para o conteúdo

Aumenta o interesse por voleibol; conheça os benefícios e regras do jogo

Coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera explica os fundamentos do esporte

Praticar vôlei com os amigos pode ser alternativa para uma vida saudável

Os jogos das Ligas das Nações de Voleibol mobilizaram a população na torcida pelos times masculinos e femininos da Seleção Brasileira. As atletas do Brasil conquistaram a medalha de prata na competição e os homens foram classificados para as quartas de final da disputa. Segundo dados da Ibope Repucom, em 2022, cerca de 96 milhões de internautas adultos no País se declararam interessados em vôlei — número 113% maior na comparação com 2013. O destaque do esporte gera engajamento na população, que é estimulada a promover partidas entre amigos e familiares.

Como explica a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Erica Paes Serpa, a prática da modalidade esportiva é capaz de trazer benefícios para o corpo e para a mente. “Além de proporcionar a sensação de bem-estar, essa é uma atividade em equipe que pode estimular a mentalidade do trabalho em grupo”, afirma. “Com pouco contato físico nas ações, o risco de lesões por contato é bem menor, se comparado ao futebol ou ao handebol, por exemplo”, completa.

O voleibol aumenta a taxa metabólica e fortalece o corpo, principalmente os membros superiores, como braços e ombros. “Mesmo em partidas que só acontecem nos finais de semana, entre amigos, é possível perceber melhora nas capacidades cardiorrespiratórias dos praticantes”, afirma. A acadêmica da Anhanguera ainda reforça os ganhos para o sistema cognitivo, uma vez que as tomadas de decisão precisam ser feitas rapidamente durante o jogo.

Confira dicas da especialista para preparar uma partida:

Partida. Os sets das partidas são finalizados após uma das equipes completar 25 pontos com 2 acertos de vantagem — caso aconteça empate de 24 a 24, o jogo segue até que haja essa diferença. Cada ponto é realizado em um período curto chamado de rally e a disputa se encerra após um dos times vencer 3 sets, em até 5 tentativas.

Time. A equipe clássica do vôlei de quadra é composta por seis jogadores, divididos em duas fileiras: três pessoas no ataque, próximos à rede, e os outros três na defesa, no fundo da quadra. Um rodízio em sentido horário acontece sempre que um time receber o saque depois de vencer um rally contra o outro.

Movimentos. O jogo se inicia com o saque, feito por quem fica na ponta direita do fundo da quadra. A manipulação da bola acontece por meio de toques (contato delicado com as mãos), manchetes (rebate com os antebraços) e cortadas (batida em alta velocidade).

Pontuação. A arbitragem irá conceder o ponto quando uma equipe lançar a bola para os adversários, por cima da rede e em até 3 toques, e fazer com que ela caia no lado oposto da quadra, sem ultrapassar os limites do espaço.

Infrações. Erros de uma equipe configuram como pontos aos adversários e acontecem quando: o jogador rival encosta na rede; o outro time faz mais de 3 toques na bola; há um toque prolongado na bola (condução); há invasão da quadra adversária; e quando uma pessoa posicionada no fundo da quadra ataca no espaço de 3 metros a partir da rede.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.