Pular para o conteúdo
Início » Quanto mais creme dental melhor? Conheça os efeitos do excesso de pasta de dente

Quanto mais creme dental melhor? Conheça os efeitos do excesso de pasta de dente

A vida últi da escovas de dente

Escolher um bom creme dental é uma etapa importante para uma boa escovação dos dentes, além de ser um item indispensável e essencial para a rotina de higiene da boca. Porém, ainda existem muitas dúvidas de qual a quantidade adequada para essa limpeza ser eficiente.

“Existem algumas substâncias na pasta como o flúor que ajudam na proteção dos dentes. Mas colocar muito creme dental na escova não é sinônimo de uma limpeza mais eficiente e esse hábito pode ser até mesmo prejudicial para a higiene bucal.” esclarece a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde.

O abuso do uso desse produto, pode até trazer problemas para a saúde bucal desde a infância. Quando a criança está passando pela formação dentária e os pais exageram no creme dental, os pequenos correm o risco de ter uma fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.

“Além disso, o excesso de creme dental juntamente com o hábito de molhar o creme e a escova causando grande quantidade de espuma, faz com que o paciente tenha uma falsa sensação de limpeza, e com isso diminua o tempo necessário de escovação, que deve durar pelo menos 2 minutos.” destaca a dentista.

Quando molhamos o creme dental, o deixamos mais diluído, acarretando a formação de mais espuma do que o necessário.

A Dra. Bruna Conde ressalta que muita gente pensa que a quantidade maior de espuma quando molha o creme dental com água, reflete em uma higiene melhor. Porém, o que acontece é o contrário, todo esse processo faz o creme perder as suas características originais e, consequentemente, acaba não realizando seu efeito total.

Molhar o creme dental não é indicado. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal e colocar toda sua limpeza por água abaixo.

O correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, em adultos, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental.

Mas afinal, como saber a quantidade correta de creme dental a ser usada no dia a dia? 

Consumimos flúor de uma maneira diferente todos os dias sem perceber. Essa substância está presente na água encanada, em muitos alimentos, como o peixe, e também na maioria dos cremes dentais. O flúor é muito importante para equilibrar a flora bucal e manter seu sorriso forte e protegido das cáries. Mas você precisa tomar cuidado com a quantidade que usa ao longo do dia. A toxicidade aguda do elemento pode causar mal-estar, ânsia e vômitos.

O uso em excesso do creme dental é apenas um desperdício. Além disso, a aplicação em excesso de creme dental aumenta a chance desse material ser engolido, especialmente em crianças. Para uma escovação ideal, não é necessária uma grande porção de creme dental. A quantidade é de acordo com a idade de cada pessoa. Para crianças a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz.

Quando houver dúvidas, não deixe de consultar um profissional de confiança para esclarecer todas elas. Mantenha a saúde da sua boca protegida com as ferramentas certas de higiene e o bom uso de cada uma delas. “Vale também informar que uma frequência exagerada da escovação, junto com hábitos e estilo de vida, pode provocar com o tempo, o desgaste do esmalte dental e alteração na posição da gengiva.

“Saber a quantidade e frequência da escovação de forma particular e personalizada para cada paciente faz toda a diferença. Consulte com seu dentista especialista em saúde bucal.” finaliza a especialista em saúde bucal Bruna Conde.

Mais sobre Bruna Conde:

Dra. Bruna Conde – Dentista Antenada:

Cirurgiã Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam

O tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.