Pular para o conteúdo

Cansou da decoração? Veja 7 dicas baratas para dar mais vida à sua casa

A arquiteta Rafaela Costa explica como renovar ambientes sem gastar muito para aumentar a sensação de bem-estar

Cores e plantas: uma combinação que dá vida a qualquer ambiente

A ciência já provou que o design e a decoração de uma casa podem influenciar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Pequenas mudanças na decoração já podem trazer mais vida ao seu lar e você não precisa ser arquiteto ou decorador para isso. Nem precisa de muito dinheiro também.

A arquiteta Rafaela Costa, da Criare Campinas, dá dicas preciosas para transformar o astral de uma casa sem precisar de grandes reformas. “A pintura é uma boa forma de trazer vida a um ambiente e há inúmeras possibilidades para sair da mesmice: as cores mais vibrantes estão em alta, como também os tons mais suaves em meia parede, pinturas setorizadas e com texturas. Outra alternativa barata é revitalizar um móvel antigo, em vez de descartá-lo. O design vintage é uma ótima forma de renovar e trazer memórias afetivas”, comenta.

Segundo Rafaela, aquele canto vazio não precisa, necessariamente, de um móvel novo. Decorar com objetos é uma excelente forma de deixar o ambiente mais bonito e com personalidade. “Objetos decorativos são práticos e baratos: vasos, livros, acessórios de mesa, esculturas. A ideia é valorizar objetos que tenham valor sentimental e tragam um pouco da identidade de quem mora ali”, conta.

Sim, plantas!

Quem busca mais vida para uma casa deve abusar das plantas, diz a arquiteta. E o melhor, conta Rafaela, é que você não precisa ter o ‘dedo verde’ ou montar uma urban jungle. “Colocar alguns vasos pequenos de maneira pontual já é o suficiente para aumentar o bem-estar. O uso pode ser em prateleiras, nichos, em vasos menores sobre mesas e bancadas, ou em vasos maiores no chão. Quem quiser investir um pouco mais pode optar por um jardim vertical”, explica.

Texturas e iluminação, uma combinação que traz aconchego

A arquiteta ensina que o uso de texturas deixa os ambientes mais sensoriais. “Usar elementos naturais como fibras, palhas e linho em estofados, capas de almofadas, cortinas e tapetes, por exemplo, deixa o ambiente mais acolhedor. As texturas podem estar, também, nas paredes, com o uso de revestimento ou papéis de parede”, diz.

Iluminação

Trocar a iluminação branca, que é fria, por uma amarelada, mais quente, faz toda diferença para quem busca acolhimento. “Podemos trabalhar com luminárias de piso, arandelas e pendentes, que trazem um toque de design. Além dessas opções, hoje em dia utilizamos muito as fitas e pontos de led nos projetos, isso dá muita personalidade ao ambiente. Há vários modelos disponíveis de fácil instalação. Esses leds também podem ser embutidos em painéis, armários e prateleiras”, explica Rafaela.

Espelhos trazem luminosidade e pontos de iluminação são dicas para renovar o visual

Paredes

Espelhos não servem só para enfeitar. Eles também têm a função de dar a sensação de que o espaço é mais amplo. “Ideal para ambientes pequenos, eles melhoram a luminosidade e trazem um ar luxuoso”, afirma a arquiteta.

A arte é a última dica de Rafaela Costa para dar vida e personalidade a um ambiente. “Você não precisa comprar uma obra caríssima: qualquer forma de expressão artística, como quadros, objetos de artesanato, esculturas, fotografias e instrumentos musicais, pode compor a decoração e dar mais personalidade ao ambiente”, finaliza.

Objetos e obras de arte, como esculturas e instrumentos musicais, dão um toque de personalidade

Sete dicas para trazer mais vida para a sua casa

1 – Use e abuse das cores, faça pinturas diferentes
2 – Objetos decorativos renovam memórias afetivas
3 – Plantas renovam as energias de um ambiente
4 -Texturas com elementos naturais deixam ambiente mais sensorial
5 – Troque as lâmpadas frias por quentes, elas trazem aconchego
6- Espelhos trazem amplitude e melhoram a luminosidade
7 – Espalhe arte pela casa, pode ser uma fotografia, livros e até instrumentos musicais