Pular para o conteúdo

Moradia em condomínios: veja as tendências no Brasil 

Cada vez mais completos, os empreendimentos estão a poucos passos de se tornarem autossustentáveis

A verticalização é uma tendência mundial para moradia. Segundo estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o número de apartamentos no Brasil, em 2021, chegou à marca de 10 milhões, representando 14,2% do total de domicílios em território nacional.

Essa quantidade de apartamentos teve um crescimento acelerado entre 2008 e 2019, quando, de acordo com a pesquisa, foram construídas mais de 4 milhões de unidades.

Se antes o Brasil era composto por casas e condomínios extensos, hoje, a realidade é feita em prédios quase autossustentáveis. Houve uma centralização de atividades dentro dos condomínios que, antes, eram feitas fora de casa.

Essa tendência aumentou e ganhou mais força depois da pandemia, que forçou muitas pessoas a ficarem em casa. Com esse requisito, muitos empreendimentos foram concebidos com essas ideias inovadoras – que se revelaram ser práticas para um novo estilo de vida mais voltado para o home office.

Confira algumas dessas tendências:

Espaço para coworking

Essa é uma das tendências que se mostrou mais presente nos novos empreendimentos, sobretudo porque muitas empresas adotaram o home office mesmo após a pandemia. Com base nessa característica, muitos condomínios contam com espaços dedicados a um “escritório quase dentro de casa”, com mesas, cadeiras de escritório, Wi-Fi, impressoras e espaço para reuniões.

Car wash

O carro é um bem muito caro, especialmente no Brasil, e isso faz com que seu dono preze pela conservação. Uma coisa que em condomínios normalmente não é possível é poder lavar o carro, seja pela falta de espaço ou por não haver escoamento de água nas garagens.

Para eliminar essa desvantagem, muitas construtoras já projetam seus condomínios com áreas dedicadas para lavagem de veículos, com todos os pontos de acesso para mangueiras, lavadoras de pressão, escoamento de água e tomadas para aspiradores. A grande maioria dos projetos prioriza o emprego de água de reúso da chuva para reduzir custos e minimizar o impacto no meio ambiente.

Encomendas seguras

Até receber encomendas ficou mais fácil. É comum acontecer de determinado morador não estar presente para receber seus produtos comprados online.

Para resolver essa situação, os novos condomínios possuem depósitos e salas com lockers para o responsável pelo recebimento guardar o produto até o morador retornar. Alguns condomínios contam até com geladeiras e congeladores para manter produtos perecíveis frescos ou congelados.

Menos quedas de energia

Todo mundo já imaginou como é a vida de quem vive em um andar alto quando, por alguma razão, acaba a energia elétrica. Ficar sem elevador nesses casos é algo que aflige muitas pessoas, mas, por sorte, a maioria dos novos empreendimentos possuem geradores que são acionados no momento que houver uma queda de energia.

Com o gerador, são mantidos os elevadores e a iluminação das áreas comuns do prédio. Do mesmo modo, são utilizadas bombas mais modernas que utilizam menos energia para manter os apartamentos abastecidos com água, mesmo nos casos em que são utilizados os geradores.