Pular para o conteúdo

Cinco paradas de estrada famosas pelo Brasil

Em uma viagem de carro, os momentos de descanso são essenciais para recobrar as energias. O Conexão123 reuniu os melhores locais para um pit stop

Toda road trip merece bons momentos de descanso e apreciação da paisagem. Além, é claro, de ser uma ótima oportunidade para conhecer os quitutes locais nos restaurantes de beira de estrada.

O Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagem, reuniu um guia de paradas nas estradas, com cinco bem famosas pelo Brasil.

Guia de paradas nas estradas

Quando pensamos em viajar de carro, principalmente em percursos de maior duração, os momentos de descanso são essenciais. Afinal de contas, os motoristas devem estar bem alimentados e com o sono em dia, de modo a garantir a segurança na estrada.

Outra forma de garantir uma viagem segura, é o aluguel de carros. São muitas as vantagens oferecidas por esse serviço, que fornece veículos revisados e em perfeitas condições para realizar longos percursos com comodidade.

Um guia de paradas nas estradas pode ajudar durante o passeio de carro. Ao estacionar em uma das paradas nas estradas do Brasil, deve-se ficar atento a pontos importantes como:

• Segurança do local

• Faixa de preços, para não sair do planejamento financeiro

Serviços prestados

• Acomodação para os diferentes tipos de carros ou caminhão (se for o caso)

A Quinta do Marquês, São Roque (SP) 

A Quinta do Marquês é considerada um dos mais completos empreendimentos rodoviários da Rodovia Castello Branco, em São Paulo. A estrada é usada para quem vai para a região oeste do estado, acessando cidades como Bauru, Marília, entre outras.

O local conta com boa infraestrutura para uma parada para o descanso dos motoristas, além de ter o mais conhecido restaurante português da região. Sendo assim, os pratos com bacalhau são o carro-chefe da casa, e uma boa pedida para os viajantes mais famintos. Outra sugestão, para quem gosta de um docinho, é o pastel de nata português, popularmente conhecido como “pastel de Belém”.

A parada oferece serviço de autoposto, restaurante self service, lanchonete, minimercado, empório, padaria, pizzaria, loja de conveniência, bancos, farmácias e espaço para caminhoneiros.

Endereço: Rod. Pres. Castelo Branco, KM 57, São Roque – SP

Horário de funcionamento: aberto 24h

A Quinta do Marquês possui um restaurante especializado em gastronomia portuguesa

Parada na Vaquinha, Itabuna (BA)

Em um trecho longo com pouquíssimas paradas, para quem está indo da capital em direção ao litoral sul da Bahia, para cidades como Porto Seguro e Trancoso, a Parada na Vaquinha é o ponto ideal para descansar da viagem e recobrar as energias.

No menu há opções variadas de refeições, almoços e lanches, cujo ingrediente principal é a linguiça. Na loja do local, dá para comprar requeijões e linguiças produzidos artesanalmente.

Endereço: BR-101, km 514, Itabuna – BA

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, durante 24h

Roselanche, Barbacena (MG)

Entre as paradas na estrada para quem sai de Belo Horizonte rumo ao Rio de Janeiro, uma das mais frequentadas fica na cidade de Barbacena, em Minas Gerais: a Roselanche. Com mais de 45 anos de história, o local funciona integrando um restaurante beira de estrada e um posto de combustível.

Foi construído ao lado de uma floricultura, o que explica o nome do local: Rosas e Lanches, que, com o passar do tempo, encurtou para Roselanche. Aliás, Barbacena é a cidade das rosas. Um ótimo destino para viajar na primavera.

Por lá, a recomendação é experimentar o sanduíche de filé com queijo e o cigarrete recheado de queijo e presunto. Além, é claro, do pão de queijo, que faz tanto sucesso em Minas Gerais que é até vendido congelado para que os viajantes possam levar para casa. O restaurante ainda vende saladas, massas, pratos quentes, lanches tradicionais e produtos de mercearia, em um ambiente amplo com área infantil.

Endereço: 697, BR-040, s/n, Barbacena – MG

Horário de funcionamento: das 6h às 21h, todos os dias da semana

A Roselanche oferece queijos frescos e doces variados

Pastel do Trevo, Bertioga (SP)

Para quem está a caminho das praias do litoral norte de São Paulo, há uma parada certa. O tradicionalíssimo Pastel do Trevo, localizado em Bertioga, é considerado o melhor pastel da região.

A pastelaria é tão conhecida que já tem algumas filiais espalhadas pelo Brasil. O destaque lá são os pastéis de 30 centímetros, de sabores tradicionais, como carne com queijo, pizza e bauru, até os mais diferentões, como o de vatapá.

Endereço: Trevo de Bertioga, Rod. Rio-Santos, Bertioga – SP

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, durante 24h

Anila, Fernandes Pinheiro (PR)

A parada Anila fica na BR-277, na cidade de Fernandes Pinheiro, no caminho de Curitiba para o interior do Paraná. Os motoristas usam a estrada para viagens saindo da capital até Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A Anila é uma parada bem interessante. A rede possui um hotel no local onde é possível ver animais da fazenda, além de ter bufê, banheiros, loja com produtos coloniais próprios, lanchonete e restaurante.

Para a criançada, tem um parquinho à disposição. Ideal para respirar um ar fresco e espichar as pernas depois de um bom tempo dentro do carro. No cardápio, o X-Anila, preparado com salames coloniais, é o destaque.

Endereço: BR-277, km 233, Fernandes Pinheiro – PR

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, durante 24h

O clima do Anila é tranquilo e ideal para uma parada após horas de viagem

O Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas, apresenta conteúdos informativos sobre o turismo no Brasil e no mundo, ajudando os viajantes a decidir e a planejar suas próximas viagens. No site é possível descobrir mais indicações sobre diversos destinos.