Pular para o conteúdo

4 livros que ajudam a combater a dependência química

Livros são uma inesgotável fonte de conhecimento, desde que a humanidade conseguiu registrar de forma duradoura elegível seu conhecimento, ficou muito mais simples transmitir  métodos, ensinamentos e qualquer outra coisa que possa ser escrita.

Amanhã é empregabilidade dos objetos escritos que hoje em dia é possível encontrar livros que falam sobre qualquer coisa,  desde religião, história, autoajuda, causas e fatores sociais, estudos científicos e até mesmo combate à dependência química.

Dependência química é um dos  maiores problemas enfrentados pela humanidade nas últimas décadas, visto que,  cada vez mais pessoas acabam fazendo uso de substâncias  que comprometem o funcionamento do corpo humano, gerando assim a dependência pelo composto.

O ser humano sempre teve uma relação muito próxima com a natureza que o cerca, e há muitos séculos faz uso de substâncias encontradas na natureza e manipuláveis de acordo com a sua necessidade, sendo empregado na sua esmagadora maioria das vezes para tratar enfermidades ou como fonte mística.

Porém,  assim como existiam aqueles que faziam uso exclusivamente para fins medicinais, também haviam as pessoas que desde  os tempos antigos utilizavam as substâncias para fins recreativos, ou seja,  buscavam por compostos, materiais,  plantas e  substâncias  capazes de realizar alterações  na composição química humana.

Havendo diversos e extensos registros de uso humano de substâncias psicoativas para fins religiosos  e outros objetivos que não tocam a sobrevivência, mas sim,  o benefício próprio e recreação.

No final de contas, o ponto em questão é que a espécie humana sempre buscou formas de se desprender da realidade, e isso também é notado no reino animal, onde diversas outras espécies também possuem as suas formas e métodos de fazer uso de substâncias naturais como fonte de recreação.

Na espécie humana a questão é um pouco mais complicada, uma vez que, não é somente o uso das substâncias que causa o problema mas sim, a forma e quantidade que é utilizada, visto que,  o homem dominou a natureza sendo capaz de manipulá – la a seu bel prazer, com isso, surgiram as pessoas que começaram a manipular e criar cada vez mais substâncias sintéticas ou naturais mais danosas à saúde e capazes de alterar a fisiologia humana. 

Com isso, como uma forma de combater todo o problema que estava sendo gerado em torno do uso e abuso das drogas, algumas delas começaram a ser proibidas em diversos países por conta de seu potencial nocivo à saúde humana e prejudicar a sociedade.

Assim que surgirem, uma linha tênue  que divide as drogas lícitas e as drogas ilícitas para ajudar no combate às drogas e dependência química, é necessário muito conhecimento,  mas principalmente a racionalidade no quesito das substâncias.

Drogas lícitas e ilícitas

Diariamente nós humanos fazemos uso de diversas substâncias que são consideradas drogas,  dentre algumas delas estão: a cafeína, o açúcar e os remédios.

Por mais que a cafeína e o açúcar sejam assim muito danosos à saúde humana, eles não possuem nenhuma restrição ou legislação que os regularize sem contar é claro com as drogas lícitas das nossas e muito utilizadas como álcool ou tabaco.

Todas as substâncias são muito prejudiciais à saúde a depender da forma como são consumidas  e podem causar dependência química tanto quanto as drogas ilícitas mais populares, sendo assim, o assunto em questão é a forma como são empregadas na vida e no dia a dia da sociedade.

Dependência química

A dependência química é o principal fator a favor do combate e conscientização às drogas, uma vez que, ela consiste em uma série de fatores comportamentais, psicológicos, sociais e emocionais que se desenvolvem no organismo da pessoa após o uso excessivo das drogas se tornando um verdadeiro vício.

Sendo assim, é necessária muita maestria para lidar com o problema, além do entendimento profundo acerca do assunto, conhecendo as drogas, seus problemas, efeitos e possíveis alterações na fisiologia humana. 

A ignorância é a principal porta de entrada para o mundo das drogas, sendo assim conheça as principais obras literárias sobre o uso de drogas, dependência química e ibogaterapia.

Livro azul 

O livro azul é extremamente essencial ao combate do uso das drogas,  uma vez que,  ele foi elaborado pela associação dos Narcóticos Anônimos,  contendo a experiência deles  sobre  as dificuldades e os problemas enfrentados com a dependência química

O caminho dos 12 passos – John E. Burns

Neste livro o autor retrata a sua experiência, estudos  e trabalhos com os Narcóticos Anônimos, além de apresentar o conceito de dependência química com tom muito mais humanizado e discorre sobre 12 passos necessários para se livrar do consumo das drogas.

Dependência química – Wagner Cunha

O Autor do livro é um psicólogo,  acostumado a lidar com pacientes que fazem abuso das drogas, sobretudo este livro ressalta a importância de durante o tratamento o paciente ser a pessoa que mais deseja se livrar do problema. 

O que é toxicomania – Jandira Mansur

Um dos livros mais importantes para as pessoas próximas de um dependente químico, a autora aborda os fatores sociais que podem induzir ao uso e vício das drogas.