Pular para o conteúdo

Qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar?

Você quer saber qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar? Primeiramente, um disjuntor é o protetor de toda rede elétrica da sua residência. Assim, o disjuntor evita grandes acidentes. Uma vez que ele é programado para desligar quando a carga de energia é maior que a suportada.

Ou seja, seu objetivo é prevenir curto-circuitos e incêndios, entre outros problemas elétricos que possam ocorrer.

Dessa maneira, a principal vantagem do disjuntor é desligar, se desarmar e depois armar novamente. Já o fusível queima quando existe uma carga de energia muito alta, tornando-se inútil e precisando ser trocado por outro.

Então, continue a leitura para entender qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar.

Para que serve um disjuntor?

Antes de mais nada, os disjuntores são mecanismos muito importantes para manter a segurança de uma casa. Uma vez que eles têm a função de manter protegida toda a rede elétrica de sua residência. 

Sendo assim, sua função é então prevenir de sobrecargas na instalação elétrica, impedindo que aparelhos eletrônicos queimem ou que haja incêndios. Portanto, há normas técnicas que estabelecem a capacidade dos disjuntores de acordo com a corrente que a rede elétrica irá receber.

Além disso, o desarme do disjuntor é feito automaticamente, caso a sua capacidade seja ultrapassada. Isso evita que sobrecargas passem para a sua rede elétrica. Isso significa que para cada tipo de instalação elétrica há um modelo específico de disjuntor.

Ou seja, escolher qual disjuntor vai ser usado na obra vai depender de muitos fatores. Por isso, o tipo de rede elétrica, os cabos elétricos e também quais equipamentos vão ser ligados nessa rede devem ser avaliados, antes de instalar os disjuntores.

Em suma, há três modelos de disjuntores, que são divididos a partir dos tipos de curvas. Então, os três tipos de disjuntores aguentam a mesma corrente máxima, a diferença é a quantidade de polos de cada um. Confira.

Disjuntor Monopolar 

Antes de mais nada, o disjuntor monopolar é utilizado em circuitos elétricos de apenas uma fase. Por exemplo  iluminação e tomadas com sistema monofásico de 127 ou 220V.

Disjuntor Bipolar: O que é 

Já esse é o modelo indicado para circuitos de duas fases, por exemplo chuveiros e torneiras, que tenham sistemas bifásicos de 220V. Normalmente, são usados também para proteger sistemas que contenham aquecedores, como fornos elétricos ou lâmpadas incandescentes.

O que é Disjuntor Tripolar 

Por fim, temos o disjuntor tripolar para circuitos de três fases. Por exemplo, aparelhos elétricos de 220V ou 380V.

Dessa maneira, cada disjuntor é ideal para um tipo de circuito específico. Por isso, você não deve substituir um disjuntor bipolar por dois monopolares em circuitos de duas fases. Uma vez que isso pode gerar grandes acidentes. 

Sendo assim, consulte um especialista antes de realizar a compra e confie em disjuntores com selo de aprovação do INMETRO, para proteger sua casa. Afinal, não podemos brincar com eletricidade.

Qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar?

Em suma, circuitos elétricos que possuem uma única fase usam disjuntores monopolar ou unipolar. Isso porque mono significa um ou único, polar é uma extremidade. Já unipolar, vem de uni, único. Ou seja, um só polo.

Disjuntores também se dividem por 3 tipos de curvas

Além disso, as normas NBR 5459 e NBR 5410 da ABNT estabelecem que disjuntores de curva B precisam atuar em correntes de curto-circuito entre 3 e 5 vezes a corrente nominal. Já os disjuntores de curva C funcionam de 5 e 10 vezes a corrente nominal, enquanto os disjuntores de curva D respondem para correntes de 10 e 20 vezes a corrente nominal.

Disjuntores de curva B: recomendações

Definitivamente, são os tipos recomendados para banco de cargas com baixa corrente de partida. Ou seja, ideal para lâmpadas incandescentes, fornos elétricos e também aquecedores elétricos.

Disjuntores de curva C: recomendações

Já cargas de média corrente de partida contam com disjuntores do tipo C. Por exemplo, máquinas de lavar roupas, lâmpadas fluorescentes e também motores elétricos.

Disjuntores de curva D: recomendações

Por fim, cargas que atingem grande corrente de partida apresentam disjuntores do tipo D. Ou seja, um exemplo são os transformadores de baixa tensão.

Assim, é fundamental que exista uma conscientização para evitar que pessoas sem os treinamentos corretos e conhecimentos necessários façam serviços com eletricidade. Dessa forma, a segurança da rede elétrica é colocada em perigo.

Em suma, somente profissionais capacitados devem instalar qualquer tipo de disjuntores. Uma vez que esse serviço envolve um agente muito periculoso. Além disso, não se esqueça de desligar a energia quando for trabalhar com instalações elétricas.

Caso você precise de disjuntores de qualidade, a Dimensional é uma das maiores distribuidoras de materiais elétricos do Brasil e nos últimos anos tem investido em sua loja virtual, vendendo diretamente pela internet.

Então, o que achou sobre qual a diferença entre disjuntor monopolar e unipolar? Entendeu para que serve cada tipo de disjuntor? Deixe nos comentários.