Pular para o conteúdo

Osteopatia ajuda na prevenção de dores de cabeça

por Luis Henrique Zafalon

Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça? Também conhecida como cefaleia, esses incômodos são comuns em grande parte da população, ficando atrás apenas das reclamações decorrentes de dores lombares.

As dores podem ser oriundas de diversos fatores, como gripe, sinusite, estresse, e se não forem bem cuidadas, podem evoluir para problemas crônicos. No entanto, é possível o tratamento, a fim de eliminar o agravamento desse problema, tendo a osteopatia como um importante aliado.

Diferentemente dos medicamentos, que visam a melhora do sintoma, a osteopatia trabalha no equilíbrio do organismo do paciente, tratando a causa específica que está desencadeando a dor de cabeça.

Após avaliação criteriosa em alguns pontos do corpo, que podem estar gerando a dor no paciente, o osteopata, por meio de suas técnicas de manipulativas, ajudará no tratamento dos incômodos de cabeça advindos dos mais diversos problemas de nosso corpo, melhorando a circulação venosa do crânio, bem como as tensões intracranianas e musculares.

Entre as principais técnicas utilizadas para o combate e redução das dores – que deverão ser individualizadas, a depender do diagnóstico apontado para cada paciente – destacam-se, além da osteopatia craniana – que atua diretamente nas suturas e ossos do crânio para melhor fluidez na circulação –, as osteopatias musculoesquelética atuando nas fasciais, nervos, músculos e articulações -,a osteopatia visceral atuando nas artérias, fáscias do abdômen e sistema linfático.

Com o objetivo de restaurar e tratar possíveis desajustes e disfunções do corpo que afetam a qualidade de vida do paciente pelas constantes dores de cabeça, a correta manipulação no tratamento osteopático proporcionará, a curto prazo, resultados que devolverão o bem-estar diário do paciente.

Apesar dos benefícios, dificilmente as pessoas buscam tratamento médico especializado, e acabam por conta própria se automedicando para aliviar os sintomas das dores de cabeça. Porém, o uso contínuo de remédios podem levar a um agravamento do quadro.

Vale ressaltar ainda que, em alguns casos específicos, ainda se faz necessário o tratamento osteopático aliado a ingestão de algum tipo de medicamento.

No entanto, na maior parte das situações, a osteopatia por si só irá prevenir qualquer sintoma, já que o próprio corpo criará mecanismos que resolvam de forma autônoma qualquer tipo de irregularidade que possa ocasionar um novo quadro de cefaleia.

 

*Luis Henrique Zafalon é fisioterapeuta especialista em osteopatia, professor e palestrante.