Pular para o conteúdo

Retinoblastoma: conheça tipo raro de câncer que afeta os olhos

Entenda a importância de realizar exames periódicos na primeira infância

Considerado raro, o retinoblastoma é um tumor maligno que atinge as células da retina, acometendo um olho ou os dois, como no caso da filha do ex-apresentador da Globo, Thiago Leifert, com a jornalista Daiana Garbin, anunciado no início do ano pelo casal.

Abraão Ferreira de Sousa Neto, oftalmologista e professor de Medicina da Faculdade Pitágoras, alerta que a detecção precoce da enfermidade é fator indispensável para garantir bons resultados no tratamento.

“Assim como parte considerável das enfermidades, a descoberta precoce é requisito básico para a cura. O diagnóstico pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança. Durante a consulta, um dos exames que fazemos é o Teste do Reflexo Vermelho. Observamos o reflexo do fundo do olho através da pupila dilatada, que é normalmente avermelhado. Quando se observa um reflexo esbranquiçado, chamado de leucocoria, há suspeita de retinoblastoma”, explica Roberto.

O especialista também fala sobre outros procedimentos imprescindíveis para a identificar o retinoblastoma. “O sinal mais comum apresentado é a leucocoria (reflexo branco pupilar), que geralmente pode ser observado em fotografias. 90% dos casos são diagnosticados até os 3 anos de idade, dessa forma é imprescindível o acompanhamento médico ainda na infância para não só diagnosticar, como para estagnar a evolução da doença. Vale ressaltar que quanto mais cedo identificada, maior a possibilidade de recursos para tratá-la”, alerta Abraão.

Realizado durante a consulta médica, o conhecido teste do olhinho permite detectar alterações visuais, como a existência de um tumor. O profissional finaliza o diagnóstico com o exame de fundo do olho. Além do retinoblastoma, este exame pode detectar outras enfermidades, como catarata e glaucoma congênito.

O principal fator de risco para este tumor são alterações genéticas. O portador herda uma mutação que resulta no aparecimento do retinoblastoma. Dentre os principais sintomas estão reflexo branco na pupila, estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão, conjuntivite, inflamações e dor nos olhos.

O tratamento se dá por sessões de quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos mais graves, é preciso recorrer à retirada cirúrgica do globo ocular do paciente.

FACULDADE PITÁGORAS

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.

Sobre a Kroton Med

A Kroton Med é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a Kroton Med possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A Kroton Med possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.