Pular para o conteúdo

Na final da Libertadores, o encontro entre o ímpeto e a cautela

Flamengo no ataque contra um Athletico mais postado atrás é o que se pode esperar da decisão de sábado, com base nos números do serviço de estatísticas Flashscore.

Pedro, do Flamengo, é o artilheiro da Libertadores 2022

Flamengo e Athletico Paranaense terão, no mínimo, 90 minutos para definir quem traz do Equador a cobiçada Copa Libertadores da América. Marcada para o próximo sábado, 29, a final do principal torneio de clubes do continente sul-americano terá comentários ao vivo em português no Flashscore, a partir das 17 horas.

O serviço líder mundial em resultados esportivos acompanhou toda a trajetória dos rubro-negros carioca e paranaense até esta decisão, que coloca frente a frente estilos de jogo tão distintos quanto surpreendentes.

Dos 12 jogos que levaram o Flamengo a mais uma disputa de título, o time carioca terminou o 1º tempo à frente no placar nove vezes (75% das partidas), provando ser um elenco que busca a vitória tão logo soa o apito inicial. Isso fica claro quando olhamos o momento do jogo em que a equipe balançou a rede.

Segundo cálculos feitos a partir dos dados de Flashscore, o Flamengo marcou quase 40% de seus 32 gols na competição até os 15 minutos iniciais de cada tempo de jogo. Em toda a campanha, o rubro-negro carioca só saiu atrás no marcador contra os argentinos Talleres e Vélez Sarsfield.

Por isso, e pela sofrida experiência vivida no título de 2019, quando os dois gols da vitória de virada em Lima saíram nos acréscimos, o Flamengo deve ir ao ataque desde o primeiro instante da decisão contra o Athletico, que por sua vez deve seguir o padrão de jogo adotado desde a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari.

Sob o comando do experiente treinador, o Furacão teve uma épica arrancada em oito jogos rumo à final, com cinco vitórias e três empates. Esses resultados obedeceram a uma espécie de cartilha: sempre que foi para o intervalo em vantagem no placar (50% das partidas com Felipão), o Athletico recuou na segunda etapa e passou a jogar no erro dos adversários que, em geral, terminaram os duelos pressionando mais e com mais posse de bola.

Enquanto o Flamengo procurou resolver seus jogos no início, o Athletico mostrou-se incansável toda vez que precisou buscar o resultado, tendo sido feliz especialmente nos minutos finais de partidas desta Libertadores.

Nas decisões de vaga contra Libertad-PAR (oitavas-de-final), Estudiantes-ARG (quartas-de-final) e Palmeiras (semifinal), o Furacão marcou gols importantes depois dos 40 minutos do 2º tempo, impedindo assim que a classificação fosse definida nos pênaltis em cada uma dessas ocasiões.

Sábado, em Guayaquil, empate no tempo normal leva o jogo para a prorrogação (em caso de igualdade após o tempo extra, o campeão sairá nas penalidades). Os números de Flashscore sugerem que teremos fortes emoções na grande decisão da Libertadores da América. E deixam no ar uma grande incógnita sobre quem está mais preparado para a conquista da Glória Eterna.

Sobre o Flashscore

A rede Flashscore é líder global em placares ao vivo, estatísticas e outras atualizações esportivas em tempo real. A marca é amplamente reconhecida entre fãs de esportes no Brasil e em 46 outros países, contando, globalmente, com mais de 100 milhões de usuários por mês e mais de 100 milhões de downloads dos nossos aplicativos móveis.

O Flashscore cobre cerca de 40 modalidades esportivas e mais de 6.200 competições ao redor do mundo. Além dos placares ao vivo, a plataforma fornece uma ampla variedade de conteúdos esportivos que vão

de comentários em texto e em áudio, análises pré-jogo e pós-jogo, classificações e rankings ao vivo, entre outras, assegurando que cada fã de esportes consiga ter acesso àquilo que mais lhe interessa.

O Flashscore Brasil é um dos projetos mais populares dentro da rede Flashscore, sendo amplamente reconhecido pelos fãs brasileiros e visitado por mais de 5 milhões de usuários por mês. Mais de 13 milhões deles já fizeram o download do aplicativo para seus dispositivos móveis.