Pular para o conteúdo

4 Dicas para montar um salão de beleza na sua casa

Começar um negócio no Brasil não é nada fácil, principalmente se você não tiver um dinheiro guardado para investir ou alguém para ajudar financeiramente. Geralmente para dar o primeiro passo, as pessoas fazem empréstimo ou financiamentos, mas até isso tem limites também.   

Dependendo de qual ramo a empresa que você está começando, o dinheiro de um possível investimento iria apenas para aparelhagem para o trabalho acontecer, e não sobraria para comprar um local por exemplo.

E se você está no começo, lutando para ter clientes e ainda pagando conta, inclusive o possível financiamento, você também não vai ter muito como pagar o aluguel de um lugar. Isso deixa o microempreendedor em uma situação muito complicada.

E é por isso que muitas pessoas começam o próprio negócio em suas casas. Um caso muito comum é de quem faz delivery de comida. A pessoa não recebe clientes ali, mas trabalha fazendo alimento em casa e entregando.

Dessa forma, ela não precisa pagar aluguel nenhum, e ainda pode aproveitar e trabalhar da própria casa. No caso, usamos um exemplo que funciona perfeitamente dentro de casa, já que você não recebe clientes, mas tem alguns comércios onde isso fica um pouco mais difícil.

Por exemplo, que quer montar um salão de beleza. Muitas pessoas não sabem como fazer isso dentro de uma casa e não em um salão comercial próprio para isso. Muitas pessoas nem sabem que isso é possível na verdade.

Mas sim, com as adaptações certas, adaptações essas que custam muito menos do que comprar ou alugar um lugar, é possível montar um salão dentro da própria casa.

Ainda que essa seja uma ideia temporária, ela pode ajudar muito a pessoa que está começando, e assim ela pode começar a faturar, e talvez fazer um pequeno pé de meia, com o intuito de mais para frente finalmente ter um lugar próprio para o salão.

E hoje vamos ajudar nessa missão, vamos dar as melhores dicas para que você possa montar um salão de beleza dentro da sua casa. 

Tenha um espaço um pouco mais privativo na sua casa

A primeira coisa que você precisa ter certeza, é de que o seu salão não vai literalmente parecer uma casa, por mais que ele seja em uma casa, ele deve ter cara de um lugar próprio para o seu trabalho, então escolha um lugar da sua casa onde não fique circulando pessoas.

Por exemplo, a sua sala de estar pode estar bem no meio casa, e se você mora com mais pessoas, elas vão ter que passar por ela a todo momento, e isso pode ser um pouco incômodo para os clientes. 

Se você, por exemplo, tem uma área nos fundos da casa, ou mesmo um quarto que não é usado por ninguém, você pode tentar montar ali as coisas do salão, ainda que o espaço não seja muito grande, mas pelo menos vai ser privado.

Esteja dentro da lei

Não tem problema em ter um negócio em casa, contanto que você esteja dentro das regras. Não é apenas uma questão dos móveis para salão de beleza caberem no seu cômodo, mas dele está dentro das leis.

Quando você tem um negócio em casa, você deve cumprir algumas exigências envolvendo infraestrutura, assim você pode ter a licença de ter o seu negócio em casa, e para não ter problemas com a justiça tenha total certeza que você está dentro da lei. 

É muito perigoso para você e seu cliente estar em um ambiente que não está dentro dos parâmetros exigidos pela lei. Isso pode acarretar em multa, fechamento do seu negócio, e uma mancha gigantesca no seu negócio. 

Organize seu tempo

Uma coisa muito importante é saber qual é o tempo que você vai estar trabalhando, e qual o horário que você vai estar fazendo serviços da casa, principalmente se você não mora sozinha.

Você não pode, por exemplo, estar fazendo comida enquanto atende, pedir licença para ver algo no forno ou coisas do tipo. Marque horários em momentos em que você vai poder se dedicar totalmente ao seu trabalho, para que você possa prestar o melhor serviço possível.

Saiba separar as contas 

Se você tem um salão, fica fácil separar suas contas, porque tudo vai vir cobrado separado, mas trabalhando em casa, a energia elétrica gasta pelas coisas do salão, a conta de água, tudo vai vir embutido dentro das suas contas da casa.

Seria interessante se você tivesse contas antigas para perceber em média que vem a mais, para que você possa separar o que é caixa da sua empresa e o que são as contas da sua casa. 

Dessa forma você separa o dinheiro que entra, mas também o que sai, melhorando seu fluxo de caixa, e ajudando você a não acabar se confundindo durante o processo de fazer as finanças do negócio.