Pular para o conteúdo

Conectar para crescer: a importância do networking 

Não importa qual seja a sua profissão, sua área de atuação ou o seu tipo de personalidade: nenhuma carreira de sucesso é construída em isolamento. Claro, os seus esforços pessoais são indispensáveis em qualquer conquista, mas, ainda assim, contar com a ajuda de outras pessoas durante a sua jornada entre as mais diversas vagas, trilhas, empregos e avanços é uma parte tão indispensável quanto.

E é baseado nesse princípio que surgiu o conceito de “networking”, que é definido como uma rede de contatos e relacionamentos de pessoas que trocam informações, experiências, indicações e também outros contatos entre si, geralmente em um nível profissional. 

E se você quer saber um pouco mais sobre qual a importância do networking, como construir sua própria rede de contatos e usá-la com sabedoria para atingir o sucesso profissional, continue lendo que vamos te explicar um pouquinho mais sobre o assunto!

Começando do começo: network ou networking?

Antes mesmo de definir exatamente como o networking funciona e dicas para cultivar essa rede, é importante esclarecer uma das maiores dúvidas sobre o assunto: “o que significa networking?” e “network ou networking: qual é o correto?”.

A palavra “network” vem do inglês, e pode ser traduzida de diversas maneiras diferentes. Segundo o dicionário Cambridge, a principal definição da palavra é “um grande sistema que consiste em muitas partes, geralmente semelhantes, que são conectadas entre si para permitir a comunicação ou movimento entre elas, ou entre elas e um centro de controle”.

A partir dessa definição, o mundo corporativo adotou o termo para representar as redes de contato e relacionamentos que criamos para trocar informações e conhecimento. Seguindo as regras de gramática do inglês, “network”, sem o -ing, é o termo substantivo que define a rede em si, e “networking”, com o -ing, define a ação de criar e cultivar essa rede.

Estabelecendo contatos: o que é networking e para que serve

Agora que você já sabe a definição das palavras associadas, fica mais fácil explicar um pouco melhor o que é network e qual é a importância do networking para o seu sucesso profissional. 

Sabe aquela velha história de “eu conheço alguém que conhece alguém que conhece alguém” que pode te fazer um favor, ou resolver um problema, ou então provavelmente já viu como as indicações são valorizadas em uma empresa, na hora de preencher novas vagas? Esses são apenas dois dos exemplos mais comuns da importância de uma rede de networking.

Conhecer pessoas e cultivar relacionamentos podem te apresentar conhecimentos, soluções e até mesmo atalhos para que você atinja seus objetivos e chegue onde quer chegar, quando somados com seus próprios esforços e conhecimentos. 

Além da superfície: como fazer networking de maneira efetiva

Quando o assunto é networking, o princípio de “qualidade acima de quantidade” é um dos mais importantes: a profundidade dos seus relacionamentos importa muito mais do que quantas pessoas você conhece ou conhecem você.

Claro, não é necessário virar melhores-amigos-para-sempre de todos os seus contatos, principalmente no âmbito profissional, mas cultivar relacionamentos que vão além da superfície é uma parte importante do processo, principalmente através das relações de troca, ou seja, além de pensar no que as outras pessoas podem oferecer para você, pense também no que você pode oferecer para outras pessoas.

Em oportunidades de networking, como em conferências, eventos corporativos e outros, prefira conhecer bem poucas pessoas do que conhecer pouco muitas pessoas. Já falamos ali em cima, mas vale repetir: qualidade acima de quantidade!

E agora que você já sabe um pouco mais para que serve o networking e qual sua importância, que tal navegar pelo nosso blog e conferir ainda mais posts e dicas sobre carreira e o mercado de trabalho? Confira!