Pular para o conteúdo

São Paulo sedia Grande Prêmio de Fórmula 1 neste fim de semana

Corrida na cidade é a penúltima da temporada mais extensa da história da competição, com 22 corridas

Entre os dias 11 e 13 de novembro, a cidade de São Paulo receberá o evento de maior impacto no seu calendário de eventos. O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 será no Autódromo de Interlagos e começa na sexta-feira, dia 11, com atividades como treino livre e classificação a partir das 12h30; no sábado, dia 12, é a vez da Sprint — corrida mais curta que a do domingo, mas que pontua para os oito primeiros classificados –, modalidade que acontece em apenas três circuitos desta temporada: Emília Romagna, Áustria e, agora, em São Paulo. E, por fim, no domingo, a corrida oficial será a partir das 15h.

Com impacto econômico de R$ 960 milhões em 2021 e a geração de 9.600 postos de trabalho, a expectativa para este ano é ainda maior. Serão mais de 15 mil pessoas trabalhando em todo o evento, com público total esperado de 230 mil pessoas.

“A Fórmula 1 é um grande marco no calendário de eventos da cidade, pois há uma enorme procura por ingressos para assistir à competição, movimentando toda a cadeia de turismo da cidade”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Com mais de 75% do público de fora de São Paulo, segundo dados do Observatório do Turismo, os visitantes procuram aproveitar outras ofertas que a cidade proporciona, impulsionadas pelo feriado de 15 de novembro, como opções de gastronomia, cultura, lazer, compras e passeios turísticos de modo geral”, conclui.

A corrida em São Paulo é a penúltima da competição em 2022, sendo o GP de Abu Dhabi, em 20 de novembro, o encerramento oficial da temporada e a consagração do campeão. Iniciada em 20 de março deste ano no Bahrein, esta temporada é considerada a mais longa da história da competição, com 22 corridas. O piloto Max Verstappen, bicampeão mundial, estabeleceu recordes de vitórias em uma temporada, totalizando 14 vitórias em 20 corridas.

Para chegar ao Autódromo, a Prefeitura de São Paulo conta com uma operação de transporte especial. Para facilitar o acesso dos espectadores durante o evento, a SPTrans irá ativar duas linhas que farão o transporte diretamente de pontos estratégicos até Interlagos, sendo uma com origem no Aeroporto de Congonhas e a outra no Shopping SP Market. Os passageiros também contarão com uma linha circular entre a estação Autódromo da Linha 9 de trens e os diferentes portões de acesso para a prova.

Atendimento aos turistas e cidadãos
Nos três dias de evento no Autódromo de Interlagos, a Secretaria Municipal de Turismo realizará uma operação de atendimento ao turista com a distribuição de informes sobre as opções de gastronomia, cultura e lazer que a cidade de São Paulo oferece. A ideia é incentivar ao turista que aproveite o tempo livre entre as atividades da Fórmula 1. Serão cerca de 300 pessoas trabalhando nesta ação.

Na parte de dentro do Autódromo, haverá um estande da Secretaria que possibilitará aos visitantes fazerem fotos durante o evento e imprimi-las.

Serviço: Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. De 11 a 13 de novembro. Autódromo de Interlagos — zona sul. Acesso de transporte público pela Avenida Senador Teotônio Vilela, 261.