Pular para o conteúdo

Especialista indica: “viajar também é autocuidado”

A psicanalista Joseana Sousa destaca que ter tempo para se afastar do trabalho também é investir na produtividade e melhores resultados

Pode compartilhar a notícia com o seu chefe: segundo dados partilhados pela Forbes, incentivar os funcionários a tirarem férias completas ou fazerem pausas durante o expediente pode melhorar a produtividade. Isso porque a pausa completa faria com que o funcionário pudesse se desligar totalmente do trabalho e promover uma renovação mental, o que se torna difícil na era dos trabalhos híbridos. Para Joseana Sousa, psicanalista e especialista em desenvolvimento humano, funções com jornadas intensas necessitam descanso proporcional.

“É um esforço pensado do início ao fim do seu dia: dormir bem, buscar pensamentos positivos, se alimentar corretamente, o ambiente de trabalho precisa ser saudável e entender que fazemos aquilo que podemos fazer, mas nem sempre isso é possível”, relata Joseana. Entendendo que nem todos têm acesso a uma rotina equilibrada, ela enfatiza que pequenos espaços entre intervalos de descanso, lazer, tempo com a família ou mesmo as férias são oportunidades de criar qualidade de vida.

Ter uma rotina com hábitos de escape é essencial para manter níveis sadios de hormônios da felicidade como a serotonina. “Inevitavelmente isso se acumula ao longo do ano, mas pensar nas férias como tempo improdutivo é errado, se desligar numa viagem, num passeio ou somente folga mesmo é tão importante quanto a concentração durante o trabalho”, revela a especialista. Ela que é piloto de aviões, umas das profissões mais estressantes e viajante por paixão fala com propriedade dos benefícios desse tempo de qualidade. Ela já viveu dias de superação e desafio intenso, e conta isso em seu livro Caixa Preta – destaque da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre -, sabe que a resiliência é um caminho.

Joseana comenta: “Quando você pensa em paz, em sossego, em uma vida saudável você não visualiza aquela pessoa que sai do trabalho, desconta tudo em casa, e nas férias passa o tempo todo no celular. Você imagina alguém sabendo balancear a vida profissional com os momentos em família, com o autocuidado, entendendo que o silêncio e a calma também são importantes”. É esta difícil conciliação que ela busca passar aos clientes de sua mentoria, também chamada Caixa Preta. O nome faz um paralelo entre o inconsciente da mente e a gravador de dados das aeronaves, onde ficam retidas todas as informações.. “Saber acessar de forma saudável essas informações e lidar com elas é a chave para tirar férias permanentes dos hábitos negativos”, finaliza.

Joseana Sousa

Psicanalista Joseana Sousa

Piloto de aviões, psicanalista e especialista em desenvolvimento humano

www.mentoriacaixapreta.com