Pular para o conteúdo

Os benefícios do Pilates nas Doenças Reumáticas

As doenças reumáticas são compostas por diferentes distúrbios que atingem o aparelho locomotor do paciente, principalmente ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.

Algumas delas podem comprometer, além do aparelho motor, rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Essas doenças, em geral, provocam muitas dores nos pacientes. Em alguns casos, incapacita o indivíduo a ponto de prejudicar sua vida comum.

Segundo a professora Josi Araújo da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, os exercícios para tratar dores reumáticas devem estar pautadas sempre na busca do equilíbrio e trazendo repertórios que trabalhem tanto o alongamento como também o fortalecimento. O Pilates aparece como excelente alternativa, atuando como importante aliado tanto na prevenção quanto no tratamento das dores reumáticas, além de promover o fortalecimento e alongamento dos músculos envolvidos. Técnicas de mobilização comuns nessa metodologia ajudam a diminuir a dor e a rigidez em articulações afetadas.

“Para todas as doenças, o importante é começar de forma mais leve e evoluir de acordo com a resposta do corpo do aluno e essa atenção particular garante melhor evolução no quadro reumático e nas habilidades de execução dos exercícios. Com o Pilates, é possível dar continuidade a uma gama de exercícios com segurança e com efetividade”, explica Josi Araújo.

No período de pico dos sintomas (fase aguda ou agudização da doença), as aulas deverão ser direcionadas principalmente à mobilização e deacoptação das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansaço e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem.

O Pilates, através dos seus princípios e individualidade proporciona uma melhor qualidade de vida, uma vez que estimula a interação social e é considerado um exercício de baixo impacto, que trará benefícios para o ganho da amplitude de movimento, além de ser altamente adaptado para cada pessoa. Desta forma, o Pilates com seus exercícios e princípios, promove o relaxamento, proteção e fortalecimento dos pontos comprometidos pelas doenças reumáticas, reduzindo dor e inflamações.

Pure Pilates
Site Oficial: www.purepilates.com.br/
Instagram: @purepilatesbr
Facebook: /pure.pilates.br