Pular para o conteúdo

3 modelos de tapetes para decorar a sala de estar

Seja qual for o estilo escolhido, os tapetes são mais do que um ornamento ao ambiente, eles tornam o espaço mais adequado às suas funções e proporcionam em muitos casos uma caminhada segura no ambiente

Tem quem acredite que tapete é qualquer tipo. Qualquer fio e qualquer design também. Tem quem ache que o tapete só serve para cumular pó. 

Agora, para quem entende de decoração, o tapete está para o ambiente, assim como uma moldura está para a pintura! Um completa o outro.

Uma sala muito bem equipada, com todo tipo de aparato tecnológico, um belo sofá moderno, reclinável e aqueles racks em madeira maciça, não pode ficar apenas no piso frio ou laminado, por mais bonito que este seja.

Existem pisos laminados, por exemplo, que não aceitam qualquer umidade, sob o risco de estragarem. Para estes pisos, um tapete além de proteção, oferece um acabamento bem especial. 

E claro, tapete existem vários, com diversas estampas e materiais, mas apenas um poderá combinar certinho com a sua casa e a decoração que foi pensada especialmente para cada ambiente.

Que tal olhar de um jeito mais detalhista para achar o tapete ideal?

Quais são os modelos de tapetes mais comuns?

Estilo clássico

Os tapetes em estilo clássico são os mais procurados no mercado. Isto porque estes tapetes são famosíssimos em filmes, novelas, sempre ornando com todos os tipos de mobília e projetos de decoração que deixam a casa parecendo um castelo.

São os chamados tapetes persas, que possuem um tom mais formal, são geralmente coloridos mas com desenhos que remetem às artes mais clássicas. É um tipo de tapete que aceita uma lavagem mais fácil e por isso, também é bem procurado. 

O tapete estilo persa combina com salas de jantar, escritórios, salas de estar, salas de reunião e outros. Ambientes formais em geral, mas que necessitam de um toque de bom gosto na decoração.

Estilo moderno

Os tapetes modernos são voltados para quem possui uma personalidade mais despojada, que gosta de itens mais futuristas e nada que remeta à qualquer nostalgia. Para este perfil de público, os tapetes modernos são os ideais.

Para começar, são tapetes com desenhos bem mais coloridos e cheios de formas geométricas, algo totalmente diferente dos estilos persas e bem mais inspirado, por exemplo, no estilo modernista brasileiro, iniciado na famosa semana de arte moderna de 1922.

Apesar da inspiração ter exatamente um século, esses tapetes evoluíram no design, tornando os ambientes mais leves, descontraídos e até inspiradores. 

Também podem ter apenas uma cor e fios mais longos, de forma que sejam bem mais felpudos e “fofinhos” para se pisar. Muita gente dá preferência a estes tapetes, pelo fato de ajudar a destacar os móveis e serem confortáveis. 

Um tapete moderno combina com apartamentos, estúdios, escritórios de turismo, agências de publicidade, salas de reunião e de eventos, dentre outros.

Claro, depende também do projeto de decoração que a pessoa interessada deseja implementar em cada ambiente.

Estilo artesanal ou natural

Por sua vez, existem os tapetes naturais ou artesanais, encontrados com cores neutras e nos mais diversos tipos de materiais. 

Existem tapetes feitos com retalhos, que são famosos em várias regiões do país, conquistando a todos os gostos.

Existem tapetes confeccionados com vime, com retalhos e roupas e até mesmo os tapetes de renda, trançados à mão por pessoas que aprendem a confeccioná-los em família, uma tradição que muitas vezes passa de geração para geração.

Vale lembrar que cada tipo de tapete deve atender às preferências de quem vive ou  utiliza o ambiente, seja para trabalho ou lazer, sem que se abandone também ao projeto de decoração de cada espaço.