Pular para o conteúdo

Crea-SP foca em arborização urbana com operação fiscalizatória 

Força-tarefa verifica o exercício profissional em todo o Estado

Nas cidades, as árvores desempenham um papel importante na qualidade de vida da população. Além de promover bem-estar psicológico, garantem sombra para os pedestres, proteção contra o vento, barreira para poluição sonora, auxílio na diminuição da temperatura, entre muitos outros benefícios. É devido à essa importância que os serviços realizados para a arborização urbana devem ser executados por um profissional com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

Entre os dias 16 e 18 de novembro, o Crea-SP realiza uma força-tarefa, com alcance estadual, para a fiscalização do exercício profissional em serviços e projetos relacionados à arborização urbana, em especial sobre a execução do trabalho de podas e as retiradas necessárias de árvores. Serão fiscalizadas, por exemplo, empresas que fazem serviço de poda na zona urbana.

Os agentes fiscais verificam, ainda, se as empresas têm registro no Conselho e se possuem um responsável técnico, pois a poda de árvores é uma ação que só pode ser realizada por um engenheiro agrônomo ou florestal. Os agentes fiscais também visitam as concessionárias da região, solicitando relação de empresas terceirizadas que prestam serviços de poda em área urbana. Serão efetuadas diligências às empresas previamente listadas, em função da resposta de ofícios entregues, que solicitam o registro e a indicação de responsável técnico.

A chefe da Unidade de Gestão de Inspetoria (UGI) de Araraquara do Crea-SP, a Eng. Agr. Sandra Bandeira, explica que o trabalho acontece durante todo o ano. “Essa força-tarefa é um dos ápices da atuação. Estão sendo levantadas informações sobre todos os ofícios enviados no início deste ano até o momento, quantos deles foram respondidos e quantos não foram. Verificamos também quantas empresas foram indicadas e se possuem ou não registro”, ressalta.

Segundo a superintendente de Fiscalização do Conselho, Eng. Civ. Maria Edith dos Santos, com essa força-tarefa, o Conselho assegura que as atividades técnicas sejam desenvolvidas por um profissional legalmente habilitado. “A nossa missão é salvaguardar a sociedade e, assim, colaborarmos para que a segurança da população seja garantida, sem sacrificarmos a saúde das árvores dentro das cidades”, destaca.

A arborização é um tema frequentemente trabalhado pelo Crea-SP com a atuação do Comitê de Arborização Urbana, que tem como objetivo garantir que a arborização seja realizada com planejamento e acompanhamento profissional especializado, para evitar transtornos como o manejo inadequado. Além de organizar eventos como o Fórum Estadual de Arborização Urbana e treinamentos dos agentes fiscais para a fiscalização de serviços desse tipo, o Comitê produziu, ainda, um relatório que embasa as ações da Superintendência de Fiscalização (Supfis) do Crea-SP para a efetivação dessa força-tarefa.

Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.